EDUCAÇÃO : Escritor visita a escola Monsenhor Queiroz
Rodrigo Trespach, autor de “1824”, palestrou na escola Monsenhor Queiroz
Por Carlos Cogoy
Na sala repleta, o calor da tarde não desanimou as dezenas de adolescentes. Eles aguardavam a chegada de um visitante especial. Numa iniciativa cultural da Livraria Vanguarda, conforme a professora Ledeci Coutinho, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, foi proporcionada a presença do pesquisador e escritor gaúcho Rodrigo Trespach. Autor de “1824”, que teve lançamento na 47ª Feira do Livro de Pelotas, ele participou do projeto da Vanguarda, que doou livros à escola. A diretora agradece: “Obrigada Livraria Vanguarda pela oportunidade oferecida aos nossos alunos de receber o lançamento do livro ‘1824’, que contou com o autor Rodrigo Trespach. Foi uma linda experiência. Valeu o dia. A escola que lê forma cidadãos sujeitos de sua história”.
ENCONTRO com o autor possibilitou desmistificar a imagem do escritor. Na explanação aos alunos, o autor abordou sobre a sua trajetória como pesquisador, alguns dos obstáculos e a necessidade de perseverança para alcançar objetivos. Também explicou sobre as suas obras, em especial o livro que está sendo lançado neste ano: “1824 – Como os alemães vieram parar no Brasil, criaram as primeiras colônias, participaram do surgimento da igreja Protestante e de um plano para assassinar D. Pedro I”. A obra tem 368 páginas e foi publicada pela editora Leya. No evento, Trespach contou com o apoio de Flávia Vitaca e Manuel Lemos, que integram a equipe da Vanguarda. O escritor expressou: “Antes de nossa presença na Feira do Livro de Pelotas, participamos de um projeto muito especial de doação de livros. Ação foi organizada pela Livraria Vanguarda e obras foram entregues na Escola Monsenhor Queiroz. Obrigado à professora e diretora Ledeci Coutinho, pela recepção e carinho, e a Flávia Vitaca e Manuel Lemos, que me acompanharam. Parabéns à Vanguarda pela iniciativa”.
OBRA – Rodrigo Trespach é natural de Osório. Historiador, pesquisador e escritor, é autor de onze livros, entre os quais “O lavrador e o sapateiro” (2013), e os quatro livros da coleção “Histórias não (ou mal) contadas” (2017 e 2018). Pesquisador independente, conforme divulga, é colaborador do Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, e autor de diversos artigos para jornais e revistas nacionais e internacionais. Para saber mais sobre as publicações do escritor acesse: rodrigotrespach.com.