EDUCAÇÃO INCLUSIVA : Projeto trabalha alimentação saudável
Seis jogos divertidos, lúdicos e coloridos serão responsáveis por trabalhar a educação alimentar com alunos da rede municipal de ensino, a partir de agosto. A ideia é qualificar as atividades que já são desenvolvidas pela Prefeitura nas escolas, priorizando a educação inclusiva e, assim, possibilitar que o conteúdo chegue a todos os estudantes. A confecção do material é fruto de parceria entre o Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem (Capta), ligado à Secretaria de Educação e Desporto, e nutricionistas do Município.
“Os jogos foram idealizados a partir da perspectiva do desenho universal, ou seja, todos podem trabalhar juntos e ser beneficiados pelo aprendizado. As ferramentas são atrativas e lúdicas porque acreditamos que esta é a melhor forma de aprender”, explicou a coordenadora do projeto e supervisora do Capta, Ângela Soares.
Brincar para aprender
Conhecer os alimentos, entender seus processamentos e identificar as opções mais saudáveis e aquelas prejudiciais à saúde são alguns dos objetivos do setor de Nutrição da Prefeitura. A uniformização das práticas educativas nos educandários foi apontada como positiva pela nutricionista Beatriz Dias. “Foi uma parceria muito importante, que permite enriquecer o trabalho com todos os alunos”, disse.
Os materiais adaptados para alunos com deficiência consistem em brincadeiras que envolvem os cinco sentidos, como uma caixa tátil, onde os estudantes serão desafiados a descobrir quais alimentos estão ali contidos. Um semáforo, um bingo, uma réplica de um telefone e um percurso elaborado no chão representam as brincadeiras elaboradas pelo grupo do Capta para assinalar a importância de uma alimentação saudável e nutritiva.
CAPTA
Desde 2014, o Centro trabalha no âmbito da educação inclusiva, criando ferramentas que facilitem o aprendizado de todos os estudantes da rede de ensino do Município que, atualmente, conta com a atuação de 98 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 48 salas de recursos multifuncionais. Os materiais criados no projeto ‘Construção de Jogos e Materiais Adaptados’ serão levados pelas nutricionistas da Prefeitura aos 89 educandários municipais de Pelotas.
As seis brincadeiras lúdicas foram elaboradas por 12 integrantes do Capta – grupo formado por profissionais do Município e voluntários da iniciativa, como estudantes de Pedagogia, Teatro e Matemática, e docentes aposentadas.