Diário da Manhã

segunda, 21 de outubro de 2024

Notícias

EDUCAÇÃO Pastoral ressalta a cultura da paz

08 abril
08:48 2022

Por Carlos Cogoy

Após incidentes em escolas públicas, durante o mês de março, com alunos protagonizando momentos de violência, a Pastoral da Educação da Arquidiocese de Pelotas, que tem à frente, os professores Dora Domingues e Alexandre Lemos Vieira, está se empenhando em difundir a cultura da paz.

Encontro no Instituto Assis Brasil

Ao fim de março, houve audiência pública na Câmara Municipal, que abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: fraternidade e educação. E, recentemente, informa Dora Domingues, ocorreu roda de conversa no Instituto Estadual Assis Brasil. Conforme os representantes da Pastoral, a experiência pode ser levada a outras escolas. Contatos podem ser feitos através do WhatsApp: (53) 9 8406.8876.

CRISE – A professora Dora Domingues, que também coordena a seccional Pelotas do Conselho de Ensino Religioso do Estado (CONER/RS), observa que as imagens, que logo viralizaram, com violência em escolas locais, tanto refletem um momento conturbado de desorientação, quanto sinalizam como necessidade de ajuda. Ela menciona: “Nesse momento no qual ainda vivemos uma crise sanitária, e experimentamos uma dolorosa pandemia, nossos alunos ficaram, por quase dois anos, privados do contato com seus pares na escola. Além disso, diariamente são mostradas mensagens de ódio, desamor, ganância, e desrespeito com a vida. Assim, uma possível reação violenta dos jovens, decorre da exclusão e descaso”.

DIÁLOGO é o caminho, e a Pastoral está à disposição, para fomentar práticas, como os círculos de paz, reunindo professores e alunos. Nas ações em escolas, também haverá parcerias com o Comitê Municipal da Diversidade Religiosa. E a professora Dora destaca que, para a cultura de paz, é necessário cultivar a solidariedade, misericórdia e amor.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções