EDUCAÇÃO : Pelotas melhora desempenho
Pelotas tem resultado positivo no Ideb
Resultados apontam que o índice do Município aumentou de 3,9 (2013) para 4,8 (2015) nas turmas até o quinto ano
O levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira, trouxe resultados positivos para o Município. O indicador apontou crescimento da nota referente ao desempenho dos estudantes das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) de Pelotas e um marco: o maior Ideb já alcançado pelos anos iniciais na história da rede municipal da cidade. O Ideb registrou o índice de 4,8 relativo aos anos iniciais (primeiro ao quinto), ou seja, 0,9 a mais do que o apresentado em 2013 – um crescimento de 25%.
O prefeito Eduardo Leite comentou a satisfação com o resultado. “São nas séries iniciais onde mais se refletem as políticas públicas de educação do governo. Ferramentas como o Khan Academy, que estimulam o aprendizado da matemática, são essenciais para a melhoria na qualidade de ensino. Estou convicto de que nas próximas provas vai ser revelado um aumento ainda mais expressivo”, destacou Eduardo. A plataforma Khan, que ensina a disciplina de forma lúdica e dinâmica, está presente em 16 escolas do Município. A expectativa é que o projeto seja universalizado em toda a rede municipal.
Das 47 escolas urbanas e rurais avaliadas, 24 cumpriram as suas metas para 2015 nas séries iniciais (a meta era 5,0). Quatro delas atingiram o maior índice de Pelotas desta avaliação: o Colégio Pelotense e as Emefs Garibaldi, Santa Terezinha e Doutor Brum Azeredo registraram a nota 5,9. Em relação aos anos finais (sexto ao nono), o ensino também melhorou em Pelotas: de 3,5, em 2013, para 3,7, neste ano, ainda que continue abaixo da meta, que era 4,5.
“As melhorias no Ideb refletem a recente utilização de equipamentos e ferramentas que auxiliam na forma de ministrar as aulas”, avaliou o secretário de Educação e Desporto (Smed), José Francisco Conceição. Ele também credita os resultados positivos a diversas ações como a qualidade do transporte escolar, das merendas e dos uniformes, além das diversas obras de requalificação e construção de escolas, que qualificam o ensino e melhoram a aprendizagem.
Os índices de Pelotas são ainda mais significativos considerando o contexto geral revelado pelo Ideb, que indica o alcance da meta do País apenas nos anos iniciais. Dados relacionados aos anos finais e ao ensino médio não atingiram o patamar estipulado pela meta de 2015. A avaliação indica que o ensino médio está estagnado na média das escolas do Brasil com índice 3,7. O número se mantém desde 2011. O ensino médio não foi avaliado em Pelotas.
O Ideb é utilizado como indicador geral da educação nas redes pública e privada do Brasil desde 2007. Os números são calculados levando-se em conta o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações em português e matemática. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.
Os resultados do Ideb são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participam da Prova Brasil – para os municípios – e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para os estados e o País. As taxas de aprovação, registradas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar, também são consideradas para o cálculo. As provas são aplicadas para estudantes da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.