EDUCAÇÃO : Povos tradicionais de São Lourenço
Elogio à diversidade cultural na escola. A sala de aula como espaço para o exercício da tolerância. Aprendizado através do legado de diferentes povos. O respeito à memória como base ao convívio democrático. A nova geração valorizando as culturas indígena, negra, pomerana e dos pescadores artesanais. Princípios que motivaram o “1º Seminário Estudantil sobre Povos Tradicionais”, realizado dia 18 em São Lourenço do Sul. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMED), a iniciativa reuniu professores, alunos e comunidade.
APRESENTAÇÕES – Na abertura da programação, conforme divulgação, explanações do professor Carmo Thum (FURG), e Juliana Mazurca da Fundação Luterana de Diaconia. Alunos apresentaram trabalhos: Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Sady Hammes apresentou teatro e dança com o tema “Na fala, na música e na dança e na comida eu sou Quilombo e busco minha história de vida”; EMEF Germano Hübner abordou sobre o projeto “Pomerando”; EMEF Francisco Frömming com explanação e dança a partir do tema “Conhecendo as localidades, fortalecendo saberes”, também a coreografia “Conhecendo a cultura alemã, valorizando as tradições através do grupo de danças”; EMEF Rodolpho Krüger apresentou o projeto “Povos Tradicionais”; EMEF Izolina Passos enfocou a “Consciência Negra”; Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Turma do Puff interpretou a música “Peão das Águas”; EMEI Recanto Feliz com o teatro “Povos Formadores de Cultura”; EMEI Mundo Mágico mostrou a dança “Valorizando nossa cultura, festejando todos os povos”; EMEF Anselmo Shreiner apresentou a música “Valorizando as origens lourencianas”; EMEF Marina Vargas com dança e vídeo “Um olhar sobre os povos tradicionais da Terra de Todas as Paisagens”; EMEF Martinho Lutero apresentou dança e apresentação oral sobre os Povos Tradicionais da Comunidade Lourenciana “Quem são e onde estão”.
PROTAGONISTAS – “Trouxemos as escolas da rede municipal para que compartilhem um pouco das experiências adquiridas em sala de aula. O trabalho é resultado das ações desenvolvidas durante o ano, que têm como protagonistas das apresentações, os próprios alunos”, ressalta a secretária de educação Anete Peglow.
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