Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Educação Sem Fronteiras: CAVG firma convênio com Universidade Espanhola

Educação Sem Fronteiras: CAVG firma convênio com Universidade Espanhola
23 setembro
11:29 2013

O Campus Pelotas Visconde da Graça, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, firmou convênio marco com a Universidade de León (ULE), da Espanha, para o desenvolvimento de projetos de cooperação internacional em diversas áreas, destacando-se, entre elas, as Ciências Agrárias, a viticultura e a agroindústria. O acordo foi firmado pelo representante da Reitoria do IFSul, diretor executivo Flávio Nunes, e reitor da instituição espanhola, José Hermida, durante jornada de atividades realizadas naquele País, para as quais o diretor do Campus Pelotas Visconde da Graça, professor Álvaro Carvalho Nebel, foi especialmente convidado.

Álvaro Nebel explicou que o convite recebido pelo Campus ocorreu após visita do reitor José Hermida ao Visconde da Graça, quando houve a constatação de interesses comuns entre as duas instituições, envolvendo principalmente linhas de pesquisa sobre solo e plantas. “Essas e outras afinidades e interesses motivaram o vice-reitor de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade de León, professor José Luis González, a nos convidar para o seminário Perspectivas de colaboración em docência e investigación, realizado de 6 a 14 de setembro”.

O evento, em León, foi oficialmente aberto com uma conferência sobre Envelhecimento e colaboração em ensino e pesquisa, com a participação de Brasil-Espanha-Portugal, numa atividade integrante das propostas do chamado “Campus de Excelência Internacional Triangular-E3”, envolvendo representantes de 13 cidades brasileiras e Portuguesas. Apenas três instituições do Brasil foram convidadas, segundo Nebel, o Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSul, a Universidade Federal de Pelotas e a Unisul. O CEI Triangular – E3 é promovido pelas Universidades de Burgos (UBU), León (ULE) e Valladolid (UVA) e, tendo como lema “Os horizontes do homem”, procura enfrentar os desafios do ser humano do século XXI em aspectos intimamente ligados à qualidade de vida.

Durante o Seminário, Nebel teve a oportunidade de fazer uma explanação sobre os cursos oferecidos pelo Visconde da Graça, bem como detalhar as linhas de pesquisa desenvolvidas. O curso de Viticultura recebeu especial atenção do diretor do Instituto de Investigación de la Viña y el Viño, Enrique Garzón Jimeno, que oportunamente visitará o Campus em Pelotas para dar sua contribuição de pesquisador e promover o início efetivo de intercâmbio entre as duas instituições, que prevê também mobilidade estudantil e pós-graduação.

Da mesma forma, e no mesmo patamar, estão a agroindústria e a gestão ambiental. Segundo Nebel, também há grande interesse da ULE nesses cursos do Visconde da Graça, no que tange a trocas de experiências e pesquisas, conforme manifestação dos diretores da Escuela Superior y Técnica de Ingeniería Agraria, Francisco Javier López Diez; e do Departamento de Ingeniería y Ciencias Agrarias, Pedro Antonio Casquero.

CURSO MINISTRADO

Integrando a delegação de Pelotas, e atendendo convite do chefe da Escola de Formação da ULE, José Carlos Pena, e Ensino Básico de León, os professores do Campus Pelotas Visconde da Graça, Vitor Hugo Borba Manzke e Rita Moreira Seixas, ministraram curso sobre Tecnologias Educacionais e Popularização das Ciências, o qual terá desdobramentos no próximo ano em razão da aceitação obtida.

NAPNE

O NAPNE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, do Campus Pelotas Visconde da Graça, também esteve em León, representado por seu coordenador, professor Raymundo Ferreira Filho, que visitou o Centro de Referencia Estatal para la Atención a Personas con Grave Discapacidad y para La Promoción de la Autonomía Personal y Atención a la Dependencia – um centro de excelência nacional em atendimento a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Em contato com a diretora do Centro, Maria Tereza Gutiérrez Fuentes, vários interesses em comum foram verificados entre o NAPNE e o CRE Descapacidad e Dependencia, o que possibilitará, segundo Raymundo Filho, o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre ambos. “Como exemplo posso citar os estudos a respeito de tecnologias assistidas e protocolo de atendimento a pessoas com necessidades específicas. A partir dos pontos comuns entre os grupos, projeta-se a viabilidade de um convênio com esse Centro, visando a uma cooperação internacional em pesquisa nos temas relacionados a pessoas com deficiência”.

UNIVERSIDADE DO PORTO

Ainda em León, o NAPNE foi procurado pela Universidade do Porto, de Portugal, que demonstrou interesse em levar as experiências implementadas no Campus Pelotas Visconde da Graça para a instituição, em especial a pesquisa relacionada ao desenvolvimento de um tradutor de Libras para tornar conteúdos Web acessíveis a pessoas com deficiência auditiva e que não são alfabetizadas em português, ou que são alfabetizadas em português, mas preferem ter acesso ao conteúdo da Web através da língua brasileira de sinais.

Raymundo Filho informou que “também demonstraram grande interesse em realizar um evento na Universidade do Porto nos moldes do Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social, que terá sua segunda edição no final do mês de outubro. As conversas apontam para a promoção de um Seminário Luso-brasileiro de Acessibilidade e Inclusão, numa parceria do NAPNE e Universidade do Porto”.

MESTRADO

Raymundo Filho e a chefe de Ensino do Campus Pelotas Visconde da Graça, Adriane Menezes, estiveram, ainda, em Portugal, onde firmaram parceria com o Instituto Politécnico de Bragança no que tange à realização de Mestrado, para creditação e mobilidade docente e discente. Em função disso, a professora portuguesa Maria José Rodrigues fará seu pós-doutorado em Pelotas.

Comentários ()

Seções