EDUCAÇÃO : Transferências, reingressos e matrículas começaram nesta segunda e encerram dia 13
Cadeiras vazias, sem filas ou pessoas aguardando atendimento. Por enquanto, esta é a realidade da Central de Matrículas para a rede pública de ensino, tanto estadual quanto municipal.
No entanto, esta tranquilidade deve mudar em breve. Hoje iniciou o período para transferência, reingresso e matrículas. O prazo para aqueles que desejam mudar de escola, voltar aos estudos ou ainda aproveitar a última oportunidade para inscrição vai até o dia 13 deste mês.
O primeiro critério a ser observado são as quatro opções de educandários indicadas pelos pais ou estudantes no ato da inscrição. Se nenhuma destas possuir vaga, a central opta pela mais próxima a residência. Entretanto, caso a escolha não seja considerada a melhor pelos interessados, resta o pedido de transferência, o qual depende da disponibilidade em cada instituição.
O mesmo período será destinado às matrículas dos selecionados na primeira fase de inscrições. A listagem será disponibilizada nas escolas municipais e estaduais, além do site. O nome do aluno deve constar em um dos quatro educandários preenchidos no momento da inscrição. Se o aluno ou responsável indicou apenas um local e não foi contemplado por falta de vaga, deve procurar a central até o dia 13.
INTERNET – Os processos de reingresso e transferência também podem ser realizados pela internet, através do site: www.educacao.rs.gov.br.
Alunos dos 18 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) podem procurar a Central de Matrículas em Pelotas – na rua Andrade Neves, 2276 – para solicitar vagas na rede estadual. O órgão abrange Pelotas, Capão do Leão, Arroio do Padre, São Lourenço do Sul, Cristal, Amaral Ferrador, Canguçu, Turuçu, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Piratini, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Santana da Boa Vista e Morro Redondo.