ELEIÇÕES : PT indica líder feminista para concorrer como vice
Ìyá Sandrali foi aclamada por unanimidade como a companheira de chapa de Ivan Duarte na disputa eleitoral de novembro para a Prefeitura de Pelotas caso o Partido dos Trabalhadores, PT, não tenha coligação para majoritária.
A decisão sobre a escolha da vice ocorreu na noite desta quinta-feira, 13, em reunião do diretório municipal do partido.
A escolha, em reunião virtual que contou com mais de 70 filiados e filiadas, empolgou a direção petista e os pré-candidatos a vereador e vereadora pelo simbolismo e pela trajetória de Ìyá Sandrali, que é uma liderança feminina, defensora dos Direitos Humanos e do respeito à diversidade religiosa e tem como uma de suas marcas a luta pelo combate ao racismo e ao machismo, o que hoje está na ordem do dia no mundo inteiro.
“Nós defendemos a liberdade, a igualdade e a democracia. Faremos a diferença nessa eleição de forma radicalmente amorosa”, disse Ìyá Sandrali.
MESMO com a decisão pelo nome de Iyá Sandrali para ocupar a vaga de vice na chapa ao lado de Ivan Duarte, a direção partidária definiu pela continuidade das negociações junto aos demais partidos do campo democrático e da esquerda. Ìyá Sandrali deverá ser a vice no caso de o PT concorrer sem coligações na chapa majoritária.
QUEM É:
Sandrali de Campos Bueno, mais conhecida como Ìyá Sandrali, é servidora pública, educadora, psicóloga e especialista em criminologia. Tem sua vida pautada pela defesa dos direitos humanos e pela defesa da laicidade do Estado.
É filiada ao PT desde 1992 e trabalhou nas prefeituras e governos petistas em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Escolheu Pelotas para viver e trabalhar no Case Regional Pelotas desde 1998 e aqui educou suas filhas Winnie Bueno e Ayanna Bueno e é avó de Virginia . Aqui construiu seu terreiro localizado no bairro Três Vendas.
Participa ativamente das organizações de Tradição de Matriz Africana e Afrodiaspórica, de Direitos Humanos e de Mulheres Negras e do Movimento Negro nos níveis estadual e nacional. Ativista social, faz parte do Fórum Inter-religioso e Ecumênico em Defesa da Democracia e atua em vários segmentos interreligiosos. Em 2018 concorreu a deputada estadual sendo a única candidata negra do PT, neste pleito. Atualmente, ocupa o cargo de secretária executiva do Conselho do Povo de Terreiro do RS e é conselheira do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas. Faz parte da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores e havia disponibilizado seu nome como pré candidata à vereadora.
NOTA DA REDAÇÃO – Na edição impressa desta terça-feira, página 7, constou errado o título desta notícia sobre a escolha do Partido dos Trabalhadores (PT) da educadora, psicóloga e servidora pública Iyá Sandrali, como pré-candidata a vice do vereador Ivan Duarte, pré-candidato a prefeito.
O título correto é: “PT indica líder feminista para concorrer como vice” como está nesta publicação e não como constou na edição impressa.