Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

ELETROCARDIOGRAMA : Pelotas registra primeiro exame ao vivo

21 dezembro
08:57 2015

Pelotas já conta com avançado método de diagnóstico de problemas cardiológicos. A prefeitura acaba de implantar na rede pública de Saúde o Tele-eletrocardiograma – método que permite a interpretação do cardiologista e o laudo imediato à realização do exame, através de dados que trafegam via internet e chegam ao seu notebook ou smartphone.

Na manhã de sexta-feira (18), um voluntário se submeteu ao eletrocardiograma convencional na Unidade Básica de Atendimento (UBS) Salgado Filho. O gráfico do exame foi enviado ao Salão Nobre da Prefeitura, onde era aguardado pelo cardiologista Adolfo Sparenberg. Em minutos, os dados da transmissão, contendo identificação do paciente, patologias, medicações que utiliza e os traçados do eletro, com a frequência cardíaca, foram avaliados, possibilitando a expedição do laudo à UBS de origem. A pessoa avaliada tem 45 anos e não apresenta problemas cardiológicos. O Tele-eletrocardiograma inaugural do sistema deu resultado normal.

EXAME foi acompanhado no Salão Nobre da Prefeitura na sexta-feira pela manhã

EXAME foi acompanhado no Salão Nobre da Prefeitura na sexta-feira pela manhã

“A tecnologia nos permite avanços que devem ser aproveitados, utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com a informatização dos postos de saúde, é possível incorporar recursos como o Tele-eletrocardiograma e outros que a telemedicina oferece e que poderão vir”, afirmou o prefeito Eduardo Leite, na reunião de lançamento do novo sistema.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, manifestou sua alegria diante da agilidade e qualidade do Tele-ECG, implantado, nesta etapa inicial, nas UBSs Salgado Filho, União de Bairros, Simões Lopes e Bom Jesus. Citou versos do programa institucional de fim de ano da prefeitura, considerando que retratam o momento: “Mais um ano de transformação; por toda cidade; prá Pelotas seguir em frente; avançar de verdade”. E complementou: “se estamos hoje fazendo história, é porque a Gestão optou por atuar firme, com eficiência, carinho e prioridade para a Saúde.”

O médico cardiologista Adolfo Sparenberg elogiou a agilidade da prefeitura na implantação do sistema de Tele-ECG nas quatro unidades básicas. Reportou-se à precária situação da saúde na África e na Índia, e traçou a evolução da telemedicina, cujo marco inicial foi a invenção do telefone, por Graham Bell, nos anos 1870.

Sparenberg lembrou que a população está em fase de envelhecimento, com tendência a uma maior incidência de doenças crônicas. A telemedicina é uma grande aliada para agilizar diagnósticos, proporcionando tratamento imediato. Sobre o Tele-eletrocardiograma, o médico comentou que a vantagem é o fato do exame do paciente poder ser visualizado em todos os postos interligados à rede, viabilizando o encaminhamento ágil de quem precisa de tratamento ou tirando as dúvidas de quem não apresenta problemas.

O prefeito Eduardo Leite enfatizou que “todos os teles são ferramentas; suportes importantes. No entanto, jamais substituirão o ser humano que presta o atendimento com carinho e dedicação.”

O ato de inauguração do sistema de Tele-ECG contou com a presença de diretores da Secretaria de Saúde e de servidores municipais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções