ELETROELETRÔNICA : Alunos do IFSul criam miniusina eólica para a semana acadêmica
Um grupo de dez alunos do curso técnico em Eletrotécnica surpreendeu estudantes e professores ao desenvolver, com excelência, o protótipo de uma miniusina eólica.
Em resposta a uma avaliação da disciplina de biologia, eles tiveram sucesso ao reproduzir a geradora de energia ainda no primeiro semestre de aulas e ganharam o direito de participar da exposição da semana acadêmica da Eletroténica, montada no saguão do câmpus até esta sexta-feira.
Durante o semestre passado, Natanael Alves, Yuri Silveira, Leandro Souza, Milene Louzada, Eduarda Dobke, Israel Azevedo, Junior Becker, Caroline Rodrigues, Matheus Serpa e Raquel Teixeira dividiram as experiências em uma nova escola com o desafio de desenvolver uma maquete que mostrasse o funcionamento de uma usina eólica, e, com dedicação, destacaram-se entre os colegas.
O trabalho surgiu como proposta do professor Osmar Renato Brito e visava voltar o olhar dos alunos para a geração de energias renováveis, mercado com grande potencial de crescimento. Apesar do pouco conhecimento específico na área de Eletrotécnica, por ainda serem novatos no curso, o grupo uniu forças e conseguiu desenvolver aquilo que parecia algo distante.
“O que me fez executar o projeto com essa turma foi a percepção de que os alunos tinham potencial. As bases que contribuíram para o desenvolvimento desse excelente trabalho foram a iniciativa do professor, a vontade dos alunos e estrutura da instituição”, conta Brito.
CONTANDO com o apoio de outros professores e alunos do curso, os estudantes não mediram esforços para chegar ao final do semestre com um resultado digno de nota máxima. De acordo com eles, poder realizar a prática se tornou algo motivador, e não existiam empecilhos para as reuniões quase diárias, que ocupavam manhãs inteiras e ainda exigiam algum tempo após o período de aula.
Além de motivo de orgulho e sentimento de dever cumprido, o trabalho também rendeu aos estudantes uma percepção mais aprofundada sobre o curso que escolheram, além de, é claro, muito aprendizado. “Não valeu a pena somente pela nota, e sim pelo conhecimento que adquirimos”, ressalta Eduarda.
Para o coordenador do curso técnico em Eletrotécnica, Flávio Franco, de quem também partiu o convite para a participação das disciplinas de formação geral na exposição da semana acadêmica, esta integração é essencial. “O papel desta integração é o alto desenvolvimento que os alunos devem ter, porque vão precisar descobrir coisas, buscar informações e se autodesenvolverem para criar”, aponta.
Com o apoio dos professores, os estudantes pretendem expor o projeto em feiras e eventos de demais câmpus do IFSul e de outras instituições, além de seguir servindo de exemplo, com o desenvolvimento de novos projetos.