EM BUSCA DA PERMANÊNCIA : Na 30ª rodada em 2016 Brasil já estava garantido
O Brasil está atrasado no Campeonato Brasileiro da Série B em relação ao ano passado. Em 2016, o Brasil completou a 30ª rodada com sua situação resolvida: tinha 45 pontos. Na edição atual, o time xavante está com 38 e ainda tem razão matemática para se preocupar com a zona de rebaixamento. Em função disso é fundamental a vitória diante do Santa Cruz, sábado, no Bento Freitas.
A marca dos 45 pontos na Série B representa o alívio para as equipes, cuja finalidade principal é permanecer na segunda divisão nacional. Em nenhuma edição dessa competição – no modelo de pontos corridos – teve um time rebaixado com mais de 44 pontos. Por isso, o anseio de muitos em chegar aos 45. Para o Xavante faltam ainda sete pontos a serem conquistados em oito partidas.
O Brasil chegou aos 45 pontos no ano passado ao empatar com o Sampaio Correa por 1 a 1 no Bento Freitas em jogo da 29ª rodada. Com a vaga assegurada na Série B do ano seguinte, a equipe deu uma aliviada nos jogos seguintes. Ficou sem vencer por cinco rodadas (dois empates e três derrotas). Isso não foi problema, porque seu objetivo já estava alcançado.
ATUAL – A três pontos de distância da zona de rebaixamento, o Brasil precisa vencer o Santa Cruz – até porque as duas partidas seguintes serão fora de casa diante de Oeste e Figueirense. Leandro Leite e Nirley são os ausentes nessa partida por motivo de suspensão. Teco deve retornar à zaga, enquanto Itaqui entra no meio-campo. Marlon e Marcinho retornam ao time, depois de cumprirem suspensão. A dúvida é quem sai para a volta de Marcinho: Elias ou Misael. Ou saem os dois para que Rafinha jogue ao lado de Calyson?
Santa Cruz afundado na crise
Sem vencer há seis partidas na Série B e enterrado na zona de rebaixamento, com 30 pontos em 30 jogos, o Santa Cruz chega a Pelotas lutando para manter a esperança. O pagamento dos salários está atrasado há três meses. A torcida protesta em consequência do risco iminente de rebaixamento para a Série C. No ano passado, o Santinha está na primeira divisão nacional.
A equipe está com o terceiro técnico nesta competição. Começou com Vinícius Eutrópio, passou por Givanildo Oliveira e agora deposita confiança em Marcelo Martelotte. Para a partida deste sábado, em Pelotas, o Santa Cruz estará desfalcado de Thiago Primão e Bruno Paulo, que se encontram suspensos; e Natan, lesionado. Júlio César, Derley e Grafitte são as referências do time.
SÉRIE B – Jogos desta sexta-feira pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B: 19h15 – Guarani x Juventude; 20h30 – Náutico x ABC e CRB x Boa; 21h30 – Ceará x Figueirense.