Em jogo de dois dias, ‘Artilherison’ brilha e Brasil empata com Vila Nova
Partida foi interrompida na noite de sexta por conta de apagão e retornou na tarde de sábado, com placar final de 2×2
Por: Henrique König
Pela 30ª rodada da Série B, o Xavante recebeu o Vila Nova, em jogo marcado para as 21h30 de sexta-feira (15), no Bento Freitas. O tempo era ruim, com muita chuva e frio, levando só os guerreiros para as arquibancadas. O pior ocorreu no fim do primeiro tempo: um apagão geral na energia elétrica da zona da Baixada. A arbitragem aguardou, mas foi estabelecido que a bola só voltaria a rolar no sábado à tarde, às 15h. O Brasil perdia o jogo por 2×1, mas Erison fez mais um gol e decretou o empate.
O Xavante segue na última posição, com 20 pontos, distante do Confiança, que tem vencido jogos e subiu para 28. O Vila Nova tem 38 pontos, se afastando do Z4, mas virtualmente sem condições de acesso para Série A. Restam apenas oito partidas para o final do campeonato e o destino do Xavante será mesmo a Série C nacional em 2022.
Na Baixada, o primeiro gol da partida foi marcado pelo Vila Nova. Escanteio da direita e Rafael Silva subiu para golpear de cabeça, fazendo 1×0. Ele é emprestado pelo Mirassol e marcou seu primeiro gol com a camisa do Tigre goiano. Mas o ‘Artilherison estava lá para deixar sua marca. Jogada pela esquerda, cruzamento, falha do goleiro Fabrício e Erison apenas complementou de cabeça: 1×1.
O Vila Nova voltou à frente no fim do primeiro tempo. O Tigre atacava muito pelo setor direito, nas subidas de André Krobel, ex-Brasil. Em um cruzamento, o lateral Oliveira quis afastar, mas cabeceou a bola para o canto oposto de Marcelo: 2×1 para o Vila, em gol contra. Oliveira seria substituído na saída de bola de sábado. Isto mesmo, sábado. Aos 46 da etapa inicial, o apagão geral. Faltou luz no Bento Freitas e nos arredores. O juiz esperou por 30 minutos, mas, como ainda iria demorar, nada de esperar madrugada a dentro: reinício para sábado, às 15h.
Com o brilho do sol e com novos sócios que puderam retirar o ingresso de entrada entre 9h e meio-dia, a bola voltou a rolar no Bento Freitas. E além do sol, brilhou a estrela de Erison de novo. Cobrança de falta de Renatinho,
a bola passou por Rildo, passou por toda defesa do Vila Nova e encontrou o artilheiro. Ele dominou na coxa, girou e finalizou no canto: 2×2. Sexto gol de Erison, artilheiro isolado do Xavante no Brasileirão.
Foi um jogo tecnicamente ruim e de poucas chances. Com pouca inspiração dos dois times, o placar final ficou mesmo no empate na Baixada. Em todo campeonato, em 30 rodadas, foi a segunda vez que o Xavante balançou as redes por duas vezes no mesmo jogo. A outra havia sido na vitória sobre o Goiás, por 2×1, no primeiro turno. Apesar de Erison e da melhora com Jerson Testoni, o Brasil segue com o pior ataque da competição.
O próximo compromisso do Brasil é no sábado seguinte (23), contra o Vitória, no Manoel Barradas, estádio do Barradão, em Salvador.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 2×2 VILA NOVA
BRASIL: Marcelo; Oliveira (Vidal), Ícaro, Arthur Henrique e Kevin; Diego Gomes, Bruno Matias, Rildo, Renatinho (Patrick), Netto (Caio Rangel) e Erison. Técnico: Jerson Testoni.
VILA NOVA: Fabrício; André Krobel, Renato, Rafael Donato e William Formiga; Dudu, Moacir, Arthur Rezende, Alesson, Kelvin e Rafael Silva. Técnico: Higo Magalhães.
- ÁRBITRO: Thiago Scarascati (SP)
- GOLS: Erison (BRA) | Rafael Silva e Oliveira (contra) (VILA)
- Partida válida pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro, no Bento Freitas, em Pelotas.