Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Emater/RS-Ascar da Zona Sul mobiliza equipes para implementação do Avançar/RS

Emater/RS-Ascar da Zona Sul mobiliza equipes para implementação do Avançar/RS
26 janeiro
08:28 2023

A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Pelotas, promoveu nesta semana uma reunião com as vinte e duas equipes de extensionistas rurais dos municípios que compõem a região Zona Sul. O encontro foi realizado no intuito de repassar informações e sanar as dúvidas referentes ao Programa Avançar RS, estabelecendo uma estratégia regional, visando à implementação da política do Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem. Na região Zona Sul, o programa prevê a implementação de 638 ações de mitigação da estiagem e melhorias nas propriedades rurais. De acordo com o gerente regional adjunto, Jair Seidel, “certamente trarão progressos, oportunidades de trabalho e conforto para as famílias beneficiadas”.

O programa compreende a construção de açudes para abastecimento dos animais e irrigação de pequenas lavouras; compra de conjunto de equipamentos para inseminação artificial, visando criar oportunidades de trabalho para os jovens rurais e estimulando a sucessão nas propriedades; aquisição de insumos para plantio de forrageiras, destinadas à alimentação do rebanho de leite e de corte; e construção de cisternas, com vistas à disponibilizar mais uma alternativa de captação e reservação de água. Parte dos recursos destinados a estas ações serão financiadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), que tem condições facilitadas, com juro zero, carência de até três anos e amortização em até cinco anos.

Os beneficiários poderão ser contemplados com aquisição de máquinas, equipamentos, reformas de instalações, construções diversas e outras demandas. Ao todo, serão 638 projetos, nesta região, destinados a agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e pescadores artesanais, cujas famílias já foram selecionadas pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e aprovadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado.

Estes projetos serão elaborados nos municípios pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, até o dia 10 de março, e encaminhados ao Governo do Estado, para aguardar a liberação dos recursos. “Esperamos com esta iniciativa atender às demandas importantes e que trarão repercussões na produção agropecuária e no bem-estar das famílias beneficiadas”, completou o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções