Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Embrapa Clima Temperado marcou presença no 7º Agrotecno Leite em Passo Fundo

Embrapa Clima Temperado marcou presença no 7º Agrotecno Leite em Passo Fundo
27 setembro
14:05 2013

Evento no Noroeste do Estado congrega mais de 11 mil pessoas ligadas a bacia leiteira

A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, marcou  presença institucional e ações de transferência de tecnologias na realização do 7º Agrotecno Leite, promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF). O estande da Empresa, montado em parceira com as unidades de Trigo, de Passo Fundo/RS, Pecuária Sul, de Bagé/RS e Gado de Leite, Juiz de Fora/MG, apresenta a Mostra Embrapa 40 anos e, também, as novidades da pesquisa agropecuária para o setor. A previsão é que 11 mil pessoas visitem o evento até seu encerramento, nesta sexta-feira, dia 27 de setembro.

Com início em 2007, o Agrotecno Leite é destinado à discussão sobre a cadeia produtiva leiteira e a expor as novas tecnologias criadas pelas mais de 100 empresas vinculadas ao segmento. A Embrapa, nesta edição, está divulgando as variedades de forrageiras lançadas recentemente – BRS Kurumi, BRS Ponteio e BRS Resteveiro . Além delas, são apresentadas as técnicas de conservação e manejo das espécies forrageiras, de higiene da ordenha e do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Contribuindo com 6% do PIB gaúcho, a cultura leiteira significa anualmente cerca de 6 bilhões de reais para o Estado. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite brasileiro, e segundo o supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Clima Temperado, Apes Pereira, a região do Planalto gaúcho contempla uma significante bacia leiteira. “Para nós é importante ter uma representatividade junto a essa região”, explica.

Preocupada em manter uma vinculação com o produtor rural para oferecer soluções à cadeia produtiva, a unidade de pesquisas em menos de 40 dias, irá realizar o Dia de Campo Produção de Leite. O objetivo do evento é proporcionar a troca de experiências e informações entre os produtores, técnicos e pesquisadores, divulgando as tecnologias da Empresa. O evento acontece dia 5 de novembro, na Estação Experimental de Terras Baixas, na base física da Embrapa Clima Temperado, localizada no Capão do Leão/RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções