Diário da Manhã

quarta, 20 de novembro de 2024

Notícias

Emei Mário Osório Magalhães mantém proposta diferenciada de ensino

Emei Mário Osório Magalhães mantém proposta diferenciada de ensino
26 abril
08:32 2019

As salas coloridas, os inúmeros brinquedos e os ambientes preenchidos com a alegria inerente à infância mostram, logo de cara, que o espaço pertence a uma escola de educação infantil.

 

No entanto, é dentro do universo particular criado na Emei Osório Magalhães – inaugurada há um ano pelo Município – que a individualidade do educandário se destaca e surpreende mães e pais de alunos.

 

Cinco salas temáticas com propostas distintas representam a rotina escolar de quase 100 crianças, de zero a 3 anos, de Pelotas – para nenhuma delas, há um espaço fixo de referência; todas circulam pelos ambientes diariamente, descobrindo mais sobre si e do mundo, através de atividades artísticas, lúdicas e criativas. Na ‘Escola em Movimento’ – projeto pedagógico implantado na Emei –, o objetivo principal é preservar a infância e instigar o desenvolvimento das crianças da forma mais divertida: brincando.

CUIDADO COM A INFÂNCIA

“Aqui ela cria, produz seus próprios brinquedos, é livre para ser criança e, ao mesmo tempo, demonstra um progresso surpreendente. Conhece os números, outras línguas, formas geométricas, cores… Está mais comunicativa e expressiva. Saber que ela aprendeu tudo isso, sendo feliz e se divertindo, me deixa muito contente”, conta a mãe de Antônia, 3 anos, Dóris Kunde.

25.04.2019 - Festa da Emei Mário Osório Magalhães - Foto Michel CorvelloA experiência escolar anterior da família foi em uma instituição particular – a mãe não conseguiu vaga na rede pública e precisava trabalhar. Apesar do alto valor investido na mensalidade do educandário, Dóris salienta que é na escola do Município que a filha recebe uma educação melhor. “Lá ela não tinha metade do que tem aqui. O cuidado com a infância que a equipe tem é fora da realidade”, defendeu ela, que está especializando-se em Pedagogia, inspirada pela didática da Emei.

A diretora Lucia Ferreira explica que o modelo de ensino pauta pela liberdade e pelo ‘desengessar’ do modelo formal de aprendizagem – o que colabora para que as crianças cresçam mais autônomas e independentes. “Nas turmas de berçário, já notamos uma agilidade fantástica”, aponta a educadora.

SURPRESA POSITIVA

A mãe de Alexia, 3 anos, Bianca Brauner, admite que, antes de conhecer a escola, tinha receios em relação ao ensino da rede pública municipal. Mas bastou vivenciar a realidade do espaço para mudar de opinião. “Me surpreendi logo na adaptação quando vi as professoras cuidando das crianças como se fossem as mães. O acolhimento daqui é de outro mundo”, elogia.

Bianca também precisou matricular por um período a filha na rede particular e concorda com Dóris ao confirmar que o ensino recebido no Município é melhor. Também ressalta o respeito à particularidade de cada aluno, o planejamento individual para eles e a proximidade com a equipe educadora. “Depois de deixar ela aqui, saio completamente em paz”, completou.

EDUCANDÁRIO foi inaugurado há um ano pelo Município; projeto ‘Escola em Movimento’ surpreende positivamente pais e professores

EDUCANDÁRIO foi inaugurado há um ano pelo Município; projeto ‘Escola em Movimento’ surpreende positivamente pais e professores

CONHEÇA OS CINCO ESPAÇOS TEMÁTICOS

– Sala de Arte: espaço onde não há limite para a expressão artística das crianças; folhas são dispostas nas paredes e no chão para instigar a livre criatividade e imaginação

– Sala de Movimento: local específico para a expressividade corporal através da música, dança e teatro

– Sala do Contro: onde o mundo da fantasia é apresentado às crianças; atividades lúdicas e incentivo à literatura integram a proposta

– Sala Pé no Chão: espaço destinado a apresentações artísticas e culturais, e às brincadeiras

– Sala de Descobertas: partindo do conceito da Heurística (técnica de descobrir e inventar), as crianças são estimuladas a desenvolver suas habilidades psicomotoras

SAIBA MAIS

A Emei Mário Osório Magalhães fica localizada na esquina das ruas Félix da Cunha e General Argolo e representa a 29ª escola de educação infantil do Município. Aberta à população no final de 2017, o educandário foi oficialmente inaugurado no dia 25 de abril de 2018. A sua denominação homenageia o historiador e professor renomado de Pelotas, falecido em 2012. A instituição conta, atualmente, com oito turmas – três berçários e cinco maternais, e o trabalho de 40 profissionais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções