EMENDA APROVADA : Charretes devem ser substituídas em Pelotas
Em viagem à Brasília, a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) esteve em agenda com o deputado federal, Heitor Schuch (PSB) para tratar sobre pautas da causa animal em Pelotas, especialmente sobre a luta pela substituição das charretes por veículos sem tração animal. A busca da vereadora na capital federal, junto ao deputado, foi de unir forças para dar início ao processo.
A circulação de veículos de tração animal na área urbana é um tema amplamente debatido já há alguns anos em Pelotas. O centro da discussão é a diminuição de casos de cavalos em situação de maus-tratos, puxando charretes com excesso de peso, sem acesso a água ou alimentação adequada, expostos ao sol, chuva, frio e com cargas de trabalho exaustivas. Há anos se fala em substituição, mas agora Marisa traz a emenda para que esse sonho compartilhado entre grande parte dos pelotenses possa se tornar realidade. A vereadora explicou que um dos grandes empecilhos para tirar a ideia do papel era a questão financeira. “Hoje nós temos um projeto de veículo que não depende de tração animal, mas depende de um aporte financeiro além do que o município pode arcar. Essa mudança já deveria ter acontecido, o nosso trânsito não suporta mais charretes, por isso eu resolvi tomar a frente e ir até Brasília para ver como poderíamos avançar nesse tema”, afirmou a parlamentar.
A REUNIÃO com o deputado resultou na conquista de emenda parlamentar no valor de R$150 mil, que de acordo com a vereadora deve ser encaminhado para a conta do município até o mês de julho. “A chegada dessa quantia é apenas o primeiro passo, o início, mas vai servir para mostrar que a mudança é possível e vai fazer diferença positiva não somente na vida dos animais, mas também daqueles que dependiam financeiramente do uso desses cavalos para puxar carroças”, disse Marisa. A vereadora faz questão de dizer que para que a cidade possa efetivar o fim do uso de charretes no trânsito, é essencial uma visão social sobre o caso. “Nós que lutamos pelo fim do uso de animais puxando cargas, sabemos que muitas famílias dependem disso para o próprio sustento. Por isso defendemos não somente o fim das charretes, mas sim a substituição delas. Esse ponto é muito importante pois queremos uma solução para o problema e não a criação de mais uma dificuldade”, finalizou.