Emoção marca o Parlamento do Idoso
Vereadores reivindicam em nome dos cidadãos com mais de 60 anos
Quem pensa que ao atravessar a ponte para a terceira idade, o homem ou a mulher esquecem seu papel de cidadãos na sociedade, engana-se redondamente.
Na sessão do Parlamento do Idoso, promovida pela Câmara Municipal na tarde de 07 de outubro, vereadores com mais de 60 anos usaram a tribuna para reivindicar melhores condições de vida para os idosos, além de recordar suas trajetórias de vida.
Idealizado pelo vereador Salvador Ribeiro (PMDB), atual vice-presidente da Casa, o Parlamento do Idoso lotou o plenário. Homens e mulheres com mais de 60 anos aplaudiram a apresentação do Coral do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel) e os discursos. O evento marcou o encerramento da 1ª Semana Municipal do Idoso, também de autoria do vereador Salvador Ribeiro, sancionada pelo governo.
Três propostas foram apresentadas pelos parlamentares. O vereador Alvício Domingues de Souza, representante de Idemar Barz, encaminhou moção ao prefeito, pela regulamentação do Fundo Muncipal do Idoso, assinada pelos 21 parlamentares da terceira idade.
Deraldo de Oliveira, representando o vereador Waldomiro Lima, apresentou pedido de providências à Prefeitura para uma operação emergencial de tapa-buracos, que causa grande transtornos de mobilidade às pessoas, bem como de saúde pública.
O vereador Wilton Cunha, que representou Ricardo Santos, encaminhou projeto de lei pela criação da Casa do Idoso Pelotense, para abrigar aquelas pessoas que não têm condições de pagar por uma clínica geriátrica e estão em situação de risco em suas próprias casas.
Durante a sessão, o Conselho Municipal do Idoso foi homenageado pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade e sua presidente, a psicóloga Sulanita Arruda recebeu uma placa. Também prestigiaram o evento a secretária de Justiça Social, Clesis Crochemore e os vereadores Ademar Ornel, presidente da Câmara, Anselmo Rodrigues, Idemar Barz, Tenente Bruno, Edmar Campos, José Sizenando, Rafael Amaral, Luiz Henrique Viana, Beto Z3, Ivan Duarte e Marcos Ferreira.
OS PARLAMENTARES idosos foram escolhidos pelos atuais vereadores. São eles: Luís Martins representando o vereador Tenente Bruno, José Anélio Saraiva representando o vereador Anselmo Rodrigues, João Vitor Machado representando o vereador Ivan Duarte, Francisco Torres Ceciliano representando o vereador Professor Adinho, Claudio Silva Souza representando o vereador Rafael Amaral, Delcio da Silva Mendes representando o vereador Ademar Ornel, Clóvis Valin Garcia representando o vereador Marcus Cunha, Wilton Cunha representando o vereador Ricardo Santos,
Amilton Silveira Fonseca representando o vereador Vicente Amaral, Luiz Bernardo Barros Viana representando o vereador Luiz Henrique Viana, Vilson Gale Ribeiro representando o vereador Beto Z3, Júlio Alberto Pereira representando o vereador Marcos Ferreira,Walter Corrêa Ferrez representando o vereador José Sizenando, Alvício Domingues de Souza representando o vereador Idemar Bartz, Belchior Barcellos representando o vereador Vitor Paladini, Deraldo Ferreira de Oliveira representando o vereador Waldomiro Lima, Flávio Acosta Soares representado o vereador Salvador Ribeiro e Vitor Hugo representando o vereador Edmar Campos.
CARTILHA – O vereador Salvador Ribeiro também distribuiu a Cartilha do Idoso, em que reúne o Estatuto do Idoso e informações sobre saúde, previdência, aposentadoria e demais temas pertinentes à terceira idade.
Com 102 anos, Anélio Saraiva é homenageado
Sentado ao fundo do plenário da Câmara, ele poderia passar despercebido em meio aos demais idosos que aguardavam o início da sessão do Parlamento do Idoso. Mas tão logo o fotógrafo o reconheceu e a notícia se espalhou, todos queriam cumprimentá-lo. Afinal, quem não conhece a história de Anélio Saraiva, que vai completar em poucos meses 103 anos de idade, com uma lucidez de fazer inveja e um currículo que muito pouca gente pode dizer que tem igual?
Escolhido pelo vereador e ex-prefeito Anselmo Rodrigues (PDT) para representá-lo no Parlamento do Idoso, o ex-vereador (atuou como parlamentar entre 1952 e 1963) ficou famoso pelas suas pesquisas a respeito do petróleo na bacia Pelotas, finalmente comprovadas pelas prospecções da Petrobrás na região.
Nem mesmo a idade tirou o brilho dos olhos azuis, que, durante o discurso na tribuna, pareciam voltar ao passado quando recordava de suas lutas para que as autoridades acreditassem em suas descobertas. Aplaudido calorosamente por todos, Anélio Saraiva foi, no Parlamento do Idoso o símbolo do respeito e da dignidade a que têm direito o homem e a mulher que envelhecem.