Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

Empate e liderança do Lobão

09 maio
09:19 2016

Pelotas soma um ponto em São Gabriel e fica na ponta da tabela do Grupo C na segunda fase do Acesso

Não foi desta vez que o Pelotas conseguiu vencer o São Gabriel (são cinco empates e duas derrotas), mas o empate por 0 a 0 no Estádio Silvio de Farias Correa, neste sábado, em São Gabriel, é considerado um bom resultado na segunda fase da Divisão de Acesso. O Lobão está na liderança do Grupo C, com quatro pontos – um de vantagem sobre Brasil de Farroupilha e Guarani de Venâncio Aires. O São Gabriel tem um ponto e o Avenida perdeu seus dois primeiros jogos nesta etapa da competição.

O técnico Luís Carlos Winck destacou a capacidade da equipe em controlar o adversário, que é muito forte jogando dentro de casa. “Não criamos muito no ataque, mas mantivemos o jogo controlado, o adversário só chegou na bola longa”, avaliou o treinador. Ele reclamou do árbitro Lucas Guimarães Horn, que não coibiu a truculência dos zagueiros do São Gabriel. “Quero ver se eles são tão machos assim na Boca do Lobo para passar o jogo todo dando socos no Marques”, afirmou.

BRIGADO – O grande chance de gol do primeiro tempo foi do Pelotas. O zagueiro Diego Rocha quase fez contra, com a bola batendo no travessão e o goleiro Anderson conseguiu se recuperar para fazer a defesa. A partida foi muito truncada, especialmente nos primeiros 15 minutos, quando o árbitro distribuiu cartões amarelos para controlar os ânimos exaltados dos jogadores.

Para o segundo tempo, o Pelotas voltou com Arilson no lugar de Tinga, que sentiu uma lesão muscular. A defesa áureo-cerúlea necessitou de atenção máxima para controlar a bola erguida na área pelo adversário, mas foi eficiente. Depois de segurar o empate em São Gabriel, o Lobão joga na quarta-feira diante do Avenida, em Santa Cruz do Sul.

Marques sofreu com a marcação dos zagueiros do São Gabriel: Pelotas empate e assume liderança Foto: Luís Gustavo Amaral/Assessoria ECP

Marques sofreu com a marcação dos zagueiros do São Gabriel: Pelotas empate e assume liderança
Foto: Luís Gustavo Amaral/Assessoria ECP

Winck arruma defesa, que não leva gol nos últimos três jogos

A defesa do Pelotas foi apontada como uma das causas da campanha irregular na primeira fase da Divisão de Acesso. Nos 13 primeiros jogos, a equipe só não sofreu gol em dois deles: vitórias de 2 a 0 diante do Inter/SM e 3 a 0 contra Santa Cruz. Foram 17 gols sofridos nessas 13 primeiras rodadas. Agora, a defesa está há três partidas sem ser vazada e pela primeira vez na competição não tomou gol jogando fora da Boca do Lobo – empate por 0 a 0 com o São Gabriel, sábado, no Sílvio de Farias Correa, em São Gabriel.

Quando chegou ao Pelotas, o técnico Luís Carlos Winck reconheceu que iria priorizar a parte defensiva. A tarefa não foi fácil: nos seus seis primeiros jogos, a defesa seguiu vazando, com sete gols sofridos nessas partidas. Com as contratações do goleiro Rafael; dos zagueiros Douglas e Tiago Gasparetto, o problema começou a ser corrigido. A partir da última rodada da primeira fase, o Lobão venceu o Riograndense por 3 a 0, o Guarani/VA por 1 a 0  e empatou com o São Gabriel.

Embora a projeção do Pelotas para efeito de classificação seja dissimulada com a alegação de que é preciso trabalhar jogo a jogo, a campanha de vencer em casa e empatar fora é considerada suficiente para estar entre os quatro finalistas. “Se não perdemos fora de casa, estaremos segurando um adversário”, diz Winck. É o que aconteceu com o São Gabriel, que agora sai pressionado para fazer duas partidas fora de casa contra Brasil/FAR e Guarani/VA.

Já o Pelotas enfrenta um adversário desesperado na próxima rodada: o Avenida perdeu os dois primeiros jogos e tem quarta-feira sua última chance nesse pentagonal.

SÃO GABRIEL (0)

Anderson; Thomaz, Rogério, Diego Rocha e Ednei; Toto, Márcio Reis, Michel (Felipe Tchelé), Marquinhos e Willian (Bahia); Flávio Torres. Técnico: Gelson Conte.

PELOTAS (0)

Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva; Vinícius Golas, Jô, Darlem, Itaqui (Arilson) e Gilian (Vinícius Martins); Marques (Leandro Rodrigues). Técnico: Luís Carlos Winck.

Local: Estádio Sílvio de Farias Correa, em São Gabriel

Árbitro: Lucas Guimarães Horn

Assistentes: Clemer Gilmar Flores e Vitor Alberto Abreu de Castro

Cartões amarelos: Toto, Rogério e Bahia (SG); Marques, Gasparetto, Tinga e Golas (P)

Acesso

Resultado da 2ª rodada

  • São Gabriel 0x0 Pelotas
  • Guarani/VA 1×0 Avenida
  • Esportivo 1×0 Tupi
  • Caxias 1×0 União Frederiquense

Próximos jogos

3ª rodada

Quarta-feira, 11/5

  • Avenida x Pelotas
  • Brasil/FAR x São Gabriel
  • União x Tupi
  • São Luiz x Pelotas

4ª rodada

Sábado, 14/5

  • Guarani/VA x São Gabriel

Domingo, 15/5

  • Pelotas x Brasil/FAR
  • Caxias x Esportivo
  • Tupi x São Luiz

            CLASSIFICAÇÃO – ACESSO

Grupo C

Col.

Equipe

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

1 Pelotas 4 2 1 1 0 1 0 1
2 Brasil/FAR 3 1 1 0 0 2 0 2
3 Guarani/VA 3 2 1 0 1 1 1 0
4 São Gabriel 1 1 0 1 0 0 0 0
5 Avenida 0 2 0 0 2 0 3 -3

Col.

Equipe

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

1  Caxias 6 2 2 0 0 4 0 4
2 União Frederiquense 3 2 1 0 1 3 1 2
3 Esportivo 3 1 1 0 0 1 0 1
4 São Luiz 0 1 0 0 1 0 3 -3
5 Tupi 0 2 0 0 2 0 4 -4

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções