Diário da Manhã

Notícias

Emprega Pelotas garante trabalho para 242 pessoas

Emprega Pelotas garante trabalho para 242 pessoas
20 junho
14:05 2025

Quinze empresas ainda não divulgaram seus dados. Expectativa é de que, nas próximas semanas, número de contratações chegue às 400 vagas anunciadas

Ao todo, 242 pessoas com emprego garantido: 110 já contratadas e 132 em fase final de contratação. Até aqui, este é o resultado do Emprega Pelotas, promovido pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) em parceria com a Associação Comercial de Pelotas (ACP), Sine e Sesi. Das 40 empresas que participaram do evento, 15 ainda não divulgaram o balanço final de contratações ou de processos em andamento.

O deputado federal Daniel Trzeciak afirmou que um dos grandes méritos do Emprega Pelotas foi colocar frente a frente empregador e possível empregado: “Ninguém consegue, no dia a dia, deixar currículo e conversar diretamente com o responsável pela contratação nas empresas. E isso aconteceu no evento. As pessoas puderam, em um só dia, passar por inúmeros possíveis empregadores”.

Das vagas preenchidas ou em fase final de contratação, 159 se deram por empresas contatadas e levadas diretamente pela organização do Emprega Pelotas – as outras 83 se deram pelo Sine Móvel, presente no evento. Como o processo de contratação envolve diversos fatores – desde pesquisa de referências sobre o candidato a entrevistas mais aprofundadas – e nem sempre é rápido, o número total de pessoas empregadas ainda deve crescer nas próximas semanas e chegar, ou se aproximar bastante, das 400 vagas anunciadas.

Entre os destaques de contratação estão o Macroatacado Treichel, que empregou 12 pessoas. A Associação Pelotense de Assistência e Cultura (Apac/UCPel) preencheu 11 vagas. A Imperatriz Doces Finos contratou dez trabalhadores.

Próximo passo

Na avaliação do Emprega Pelotas com as empresas participantes, uma necessidade ficou latente: ofertar qualificação profissional. Muitas vezes, a baixa qualificação ou até mesmo a postura inadequada nas entrevistas de emprego se constitui em uma barreira para a contratação. “Há carências sociais que precisamos vencer. Estamos conversando e buscando organizar com parceiros um evento voltado para o tema da qualificação profissional e da formação humana também, que possa promover, de algum modo, a dignidade humana como um todo”, afirmou o deputado Daniel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções