Encontro entre idosos reativa memória dos bairros
A Secretaria de Cultura (Secult) promoveu um Chá de Idosos na terça-feira (25), no Casarão 6, como uma das ações preparatórias para o Dia do Patrimônio.
O encontro de ativação de memória dos moradores de diferentes bairros de Pelotas será transformado em um mini documentário, em parceria com o cinegrafista Leonardo Tajes e o arquiteto Guilherme Almeida.
Os dez participantes são do Grupo de Idosos do Círculo Operário Pelotense (COP). O grupo conversou, mostrou fotos antigas de símbolos de cada bairro e degustou do lanche oferecido pelos Biscoitos Zezé e Associação Regional dos Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPASUL).
Aposentada e mãe de três filhos, Creza Nobre, de 72 anos, disse que adorou a experiência. “Lembrei de várias histórias da minha infância e da Pelotas antiga, de quando comia melancia no Largo do Mercado e participava dos antigos Carnavais da Quinze de Novembro e do Redondo da Praça”, relembrou a moradora das Três Vendas.
O Dia do Patrimônio será nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Com o tema “Territórios Daqui: Identidades e Pertencimento”, esta edição aborda a relação dos bairros com o seu patrimônio e de pertencimento dos moradores.