Encontro Leite Legal reúne mais de 500 produtores
A Emater/RS-Ascar promoveu quarta-feira, no Centro Regional de Formação de Agricultores de Canguçu (Cetac), o Encontro Leite Legal, com a participação de mais de 500 produtores de leite, representando 15 municípios da Zona Sul do Estado. Além dos produtores e extensionistas rurais, estiveram presentes representantes de instituições como Embrapa, Cooperativa Sul-riograndense de Laticínios (Cosulati), Cooperativa Mista os Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Prefeitura de Turuçu e Prefeitura de Canguçu.
Na palestra de abertura, o diretor da Agricultura Familiar, da SDR, Ivandré Merlin, falou sobre as políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária e pecuaristas familiares. Segundo o Merlin, a produção de leite no Brasil cresce, anualmente, 5,5% e a maior produção por vaca é do rebanho gaúcho. Merlin disse ainda que no RS existem 134 mil produtores de leite e uma produção de 11 milhões de litros dia.
A GERENTE regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow destacou a participação institucional na execução de programas relacionados ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Conforme Karin, o papel da Extensão Rural é fazer chegar a todos a política pública, através da assistência técnica, para qualificar a atividade leiteira. O presidente da Coopar, Zilmar de Almeida, defendeu a qualificação profissional como uma das formas de fortalecer a agricultura familiar, a ideia foi reforçada pelo diretor da Cosulati, Raul Amaral, que complementou falando da importância dos cursos de bovinocultura leiteira para agricultores no Cetac.
A PROGRAMAÇÃO do Encontro Leite Legal teve ainda palestras sobre a legalização da atividade leiteira e esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural, com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Fernando Horn, e o representante da Fepam, Paulo Duarte. A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld, ministrou palestra com o tema “Produtor de Leite – Um estilo de vida”. Já o psicólogo Vilnei Varzin falou sobre a qualidade de vida e a felicidade no meio rural.