ENCRUZILHADA NO GAUCHÃO : Só a vitória interessa ao Xavante
Jogo de duas equipes que começaram mal a competição: Brasil e Ypiranga são os últimos colocados na classificação
O Brasil se encontra numa encruzilhada no Campeonato Gaúcho. Ou vence o Ypiranga ou toma uma estrada perigosa, que pode leva-lo ao precipício do rebaixamento. A partida decisiva (para as duas equipes) será realizada nesta sexta-feira, às 21h30, no Bento Freitas, pela quarta rodada da competição estadual. A situação do time de Erechim é idêntica. Isso permite concluir que o empate será ruim para os dois times.
A vantagem do Brasil em relação ao adversário é de apenas um ponto. Tem um empate e duas derrotas no Gauchão, ocupando a penúltima colocação. Já o Ypiranga perdeu seus três jogos e ainda foi eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil pelo PSTC, do Paraná. Outra semelhança: as duas equipes não marcaram gol nas três primeiras rodadas. A diferença é que o Brasil conquistou na quarta-feira uma vitória importante diante do Criciúma pela Primeira Liga.
Como sempre, a projeção da escalação do Brasil é mais um exercício de “chute”. A tendência é que seja uma formação parecida com a da partida passada pelo Gauchão, diante do Veranópolis. Até porque, o técnico Rogério Zimmermann gostou do rendimento da equipe, apesar da derrota de 2 a 0. A dúvida é Rennan Oliveira ou Aloísio na função centralizada do meio-campo. Os dois vêm se revezando na titularidade do time.
Lenílson, que não jogou em Veranópolis em decorrência de uma contratura muscular, pode retornar à equipe. Nesse caso, Nem voltaria à função de volante, com a saída de João Afonso. No ataque, Gustavo Papa – autor de dois gols diante do Criciúma – deve vestir a camisa nove.
A situação do Brasil é curiosa. Atualmente está na zona de rebaixamento, mas, se ganhar a partida de logo mais, irá passar o sábado na zona de classificação para a próxima fase do Gauchão.
Carlão e Márcio retornam
O técnico Guilherme Macuglia está promovendo o retorno de dois titulares, que foram sacados pelo seu antecessor Carlos Moraes na partida passada – derrota de 1 a 0 para o Juventude no Alfredo Jaconi. O goleiro Carlão e o lateral-direito Márcio estão confirmados na equipe para a partida desta noite diante do Brasil em Pelotas. Também volta o zagueiro Negretti, após cumprir suspensão.
Além de Macuglia, haverá a estreia do volante Jackson, que estava fora do país. O treinador procurou não fazer mistério sobre a escalação. “É importante definir quem vai jogar para dar tranquilidade a eles”, afirmou. A preocupação é com o ataque que não acertou nos jogos anteriores. “Não vou ensinar finalização a ninguém em apenas dois treinos”, disse Macuglia.
BRASIL
Eduardo Martini; Eder Sciola, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, Nem, Lenílson, Aloísio (Rennan Oliveira) e Marcinho; Gustavo Papa. Técnico: Rogério Zimmermann.
YPIRANGA
Carlão; Márcio, Negretti, Tairone e Renan; Jackson, Araújo, Éder, Kaio Wilker e Maycon; Michel. Técnico: Guilherme Macuglia.
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Data: 17/2/2017 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Preços dos ingressos: R$ 60,00 (mulheres pagam metade desse valor)
Árbitro: Anderson Farias
Assistentes: José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins