Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Engordou na pandemia? Cuidado com o que diz a internet

Engordou na pandemia? Cuidado com o que diz a internet
31 março
09:16 2021

31 de março, o marca o Dia da Saúde e Nutrição

Há pouco mais de um ano o mundo sobrevive à pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social tiveram um efeito na balança dos brasileiros. Segundo aponta a pesquisa da PoderData, realizada em fevereiro de 2021 com 2.500 pessoas em todos os estados do Brasil, 43% da população diz ter engordado durante os meses de confinamento. A preocupação com o peso e a saúde pode levar as pessoas a cair em algumas armadilhas ao buscar dicas de alimentação na internet. Por isso, a nutricionista e professora da Faculdade Senac Porto Alegre, Antonia Cunha, separou dicas de uma alimentação saudável e comentou sobre alguns mitos que circulam na web. “Cuide com o que você lê na internet. Nem tudo o que é publicado é verdade, principalmente agora nesse momento de pandemia com tantas notícias fake”, alertou a especialista.

Os mitos:  

  • Tapioca é melhor que pão, não engorda.

Mentira: a tapioca é feita com o amido da mandioca, ou seja, um carboidrato, assim como a farinha do qual o pão é feito. O que irá fazer a pessoa aumentar de peso é a quantidade consumida

 

  • Cogumelos são ricos em proteínas vegetais

Mentira: os cogumelos não têm na sua composição proteína suficiente para ser considerado rico em proteína vegetal. Alimentos ricos em proteína são, por exemplo, lentilha, feijão e grão-de-bico.

  • Misturar carboidratos engorda

Mentira: a quantidade consumida é que causará o aumento do peso.

  • Água com limão em jejum emagrece

Mentira: o limão é rico em vitamina C, é antioxidante, mas sem benefícios no emagrecimento.

Antonia explica que para manter-se bem nutrido e cuidando da imunidade é necessário consumir diariamente alimentos de verdade. “Isso significa ingerir frutas, legumes, verduras, proteínas (peixes, carnes, ovos) e boas fontes de gordura (azeite de oliva). Nenhum alimento sozinho e isolado fará alguém engordar e sim o contexto, ou seja, a quantidade consumida e a qualidade desse alimento”.

A nutricionista reafirma que o importante para se ter saúde e peso adequado é manter uma alimentação variada rica em frutas, verduras e até alimentos ditos “não saudáveis” podem fazer parte da vida das pessoas sem que elas tenham danos na sua saúde e alteração do peso. “O que engorda ou emagrece é a quantidade consumida. E quais as melhores frutas para serem consumidas? São as que a pessoa goste desde que as consuma pelo menos três por dia. A fruta não fará você engordar a não ser que consuma uma quantidade muito elevada, o que dificilmente ocorre”, diz. Antonia finaliza lembrando que é sempre melhor consumir os alimentos que estão na safra atual por terem mais vitaminas, minerais e assim ajudam a aumentar a imunidade. “É época de caqui e goiaba, por exemplo. Aproveite!”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções