Diário da Manhã

quinta, 09 de janeiro de 2025

Notícias

ENSINANDO QUE APRENDO : Aulas de samba no Navegantes e Zona Norte

02 junho
09:04 2015

Com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), projeto “Ensinando que aprendo” terá itinerância 

Por Carlos Cogoy

Elves Beles e o filho Ariel com o DJ Vagner

Elves Beles e o filho Ayeiel com o DJ Vagner

Domingo das 14h às 16h, nova fase do projeto “Ensinando que aprendo”. Conforme o coordenador Elves Beles, a proposta é sequência às oficinas ministradas há vinte anos. Carnavalesco com mais de quarenta anos de passarela, Elves tem compartilhado sua experiência através das oficinas de “mestre-sala”, “porta-estandarte”, “porta-bandeira” e “samba no pé”. A ação voluntária tem proporcionado a crianças e jovens, perspectiva de aprendizado artístico. Com isso, oportunidade de lazer e cultura que afasta das drogas e criminalidade.

O reconhecimento à trajetória, entusiasma-se Elves, ocorreu com o Prêmio “Movimento” de cultura popular ao final de 2014. Também no ano passado, Elves inscreveu o projeto “Ensiando que aprendo” – formulado por Lilian Vieira -, no edital do Procultura da Secult. O Conselho Municipal de Cultura (Concult), aprovou a ideia e neste ano a iniciativa terá verba para itinerância durante seis meses.

NAVEGANTES será o início da nova etapa. Durante dois meses – domingos à tarde – aulas gratuitas para todas as idades. Como oficineiros, diz Elves, filho Ariel orientando sobre a técnica do “mestre-sala”, e Andriele Mendes como “porta-bandeira”. Sonorização a cargo do DJ Vagner. A segunda fase, também durante dois meses, acontecerá em escola no bairro Getúlio Vargas. Na terceira fase, dois meses no Lar de Jesus situado na Cohab Tablada. Para participar, diz Elves, basta alegria, boa vontade e motivação.

SOLIDARIEDADE – Tradicionalmente, o projeto oferece festa natalina. Como curiosidade, o Papai Noel é negro e chega numa carroça. É servido almoço – em 2014 foram mais de quinhentas refeições – e são distribuídos brinquedos. A ação solidária tem contado com apoiadores: “Tia” Maria do Carmo e equipe; Leonel Ribeiro Matos; Flábio Beles; Lacy Beles; Pedro Lemos Borges; Pedro da “carroça”; Comunidade Católica do Navegantes 1; dona Maria Bonita; Cláudio Rodrigues.

Prêmio Movimento de reconhecimento da cultura popular

Prêmio Movimento de reconhecimento da cultura popular

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções