Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

ENSINO SUPERIOR : Ranking mundial destaca seis universidades no RS

ENSINO SUPERIOR  : Ranking mundial destaca seis universidades no RS
29 julho
09:04 2022

Seis  universidades gaúchas – quatro federais e duas privadas – foram destaque em um ranking global que classifica instituições de Ensino Superior por meio do desempenho de cursos acadêmicos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade de Passo Fundo (UPF) tiveram cursos de diversas áreas de conhecimento, reconhecidos pelo Global Ranking of Academie Subject, divulgado neste mês pela consultoria chinesa Shangai Ranking.

Publicado pela primeira vez em 2017, o ranking analisa 5 mil universidades de 96 países. O levantamento considera cinco indicadores: extensão da colaboração internacional, número de artigos acadêmicos publicados, número de artigos publicados em revistas de impacto, número de docentes premiados internacionalmente e impacto dos artigos indexados no InCities – uma ferramenta on line que ajuda a mensurar a repercussão desses trabalhos a partir do quanto são citados por outros pesquisadores.

A UFRGS apareceu na classificação por meio de 15 cursos. Destacam-se Medicina Veterinária e Odontologia, que em 2021 figuravam nos 150 melhores e neste ano pontuaram entre os cem primeiros. Além disso, o curso de Engenharia Elétrica da instituição foi o único brasileiro a figurar na lista dos 500 melhores entre os 96 países avaliados.

BALANÇO

Já a UFPel teve cinco cursos no ranking: Medicina, Veterinária, Saúde Pública, Odontologia e Tecnologia em Alimentos – estes três últimos, entre os 150 primeiros do mundo em cada área. Também com Tecnologia de Alimentos, Veterinária e Odontologia, a UFSM apareceu na classificação mundial, com os cursos performando entre os 70 e 300 melhores do mundo.

Com Oceanografia entre os 200 melhores do mundo, Tecnologia de Alimentos entre os 300 e Biotecnologia entre os 500, a Furg também foi destaque. A Medicina da PUCRS ficou entre os 500 melhores do mundo, enquanto Odontologia da UFP performou como um dos 300 melhores cursos entre as 5 mil universidades avaliadas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções