Entenda por que a hidratação da pele no verão é tão importante
Saber como hidratar a pele é indispensável para mantê-la saudável, especialmente nesta época do ano de temperaturas tão elevadas, quando ocorre mais sudorese e perda de água. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS é estar atento não só a proteção contra o sol, mas aliar esse cuidado ao uso de hidratantes e aumentar a ingesta hídrica.
“Em virtude da exposição solar e dos frequentes banhos de mar e piscina, é normal a pele ficar mais ressecada. Precisamos usar hidratantes, de preferência diariamente após o banho.”, explica a dermatologista e diretora da SBD-RS, Analupe Webber.
A hidratação é uma aliada no combate do ressecamento e excesso de oleosidade, além de ser eficaz no combate ao envelhecimento precoce. Para isso, a médica reforça a importância dos cuidados com o excesso de exposição ao sol. Se houver queimadura em menor grau, intensificar a hidratação com cremes mais espessos.
“Recomendamos evitar exposição solar enquanto estiver com a pele irritada e avermelhada. Além disso, sugerimos sempre banhos rápidos e não ensaboar muito a pele, para não ressecar ou irritar ainda mais”, acrescenta a médica. Opte por sabonetes sem surfactantes ou sabonetes de glicerina.
Quando a pele começar a descascar, não puxar as casquinhas. Se houver queimadura mais grave, com bolhas, dor e/ou muito inchaço é indispensável procurar atendimento médico.
Por fim, a dica sempre válida é beber muita água. O consumo traz diversos benefícios para a saúde, e proporciona hidratação para todo o organismo, inclusive para a pele do rosto e corpo. Ao ingerir o consumo recomendado de água por dia, em média 2 litros, é possível notar a pele mais macia e hidratada.