Entorno do Mercado tem nova iluminação ornamental em led
Nova iluminação ornamental do Mercado Central já está parcialmente instalada e funcionando. Catorze luminárias led, com temperatura (claridade) semelhante às da rua General Osório, qualificaram o entorno. No centro do prédio – na praça interna -, a luz é mais branda.
O projeto original da iluminação do Mercado prevê a implantação de três postes, com 10 metros de altura e iluminação dupla, e 11 postes de cinco metros. Essa previsão está prestes a ser alterada, com acréscimo de novas unidades.
Equipe da empresa Terceiriza Distribuidora de Materiais Elétricos, que instala o novo sistema, e técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pelo planejamento técnico, encontraram tubulação elétrica desativada sob o calçamento com paralelepípedos, em “L”, junto ao prédio do Mercado, correspondente às ruas Lobo da Costa e 15 de Novembro. A identificação da rede deverá baratear o custo do projeto, licitado por R$ 146 mil, com proposta vencedora da licitação por R$ 117 mil.
O engenheiro eletricista da Seplag, André Sedres, informa que o projeto original poderá ter o acréscimo de sete postes de 5 metros e um de 10 metros. Com a descoberta da tubulação, as escavações tornam-se desnecessárias, assim como a colocação de caixas e o investimento em eletrodutos.
A iluminação ornamental no Mercado Central tem como objetivos padronizar o sistema, valorizar o patrimônio com maior visualização, e proporcionar mais conforto e segurança a pedestres e pessoas que se deslocam à noite na área.