Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Exposição Militar inicia esta semana no Museu da Baronesa

19 setembro
09:36 2013
Foto: Paula Adamoli/Ascom

Foto: Paula Adamoli/Ascom

A partir desta semana até o dia 3 de novembro de 2013, o Museu da Baronesa está com uma nova mostra na sua sala de exposições temporárias, explorando, desta vez, o tema militar.

A história contada pelo museu possui estreita relação com o militarismo do século XIX, pois assim como o Barão de Três Serros, Annibal Antunes Maciel Junior, primeiro morador da chácara onde hoje está instalado o Parque da Baronesa, seu pai, Coronel Annibal Antunes Maciel, também serviu ao exército do Império.

O Barão de Três Serros participou da Guerra do Paraguai, conflito militar que ocorreu na América do Sul entre 1864 e 1870, onde prestou serviços como engenheiro civil. Com relação a esse período, está exposta uma carta escrita pelo barão a sua esposa, quando este se encontrava em campanha militar na cidade de Jaguarão, em 1865.

O museu também possui peças que foram doadas pela comunidade no início de sua fundação, que são relevantes para a história militar do século XIX, como por exemplo, alguns objetos que pertenceram ao médico e diplomata pelotense Bruno Gonçalves Chaves e ao Coronel Comandante da Cavalaria da Guarda Nacional da Comarca de Pelotas, Pedro da Fontoura Lopez, entre estes fardas, dragonas, espada e outros acessórios militares.

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro o museu estará aberto para visitação das 14h às 18h. O ingresso é R$ 2,00 por pessoa – para crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos R$ 1,00. Para visita de grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendar com antecedência pelo tel. (53)3228.4606. O Parque da Baronesa abre todos os dias, manhã e tarde, com acesso gratuito.

 

Fonte:Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções