ESCOLA DA PAZ : Projeto Construindo Saberes atua em 17 escolas da rede
A gratidão e o reconhecimento dos alunos da rede municipal de ensino ditaram o tom do segundo encontro do projeto Construindo Saberes, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).
O auditório do Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, lotado por estudantes envolvidos nas ações, demonstrou que o trabalho desenvolvido nas escolas no turno inverso têm surtido efeito. A prefeita Paula Mascarenhas entregou medalhas em homenagem às professoras que desenvolveram as atividades na rede municipal e reafirmou sua satisfação em ver a evolução desta iniciativa.
“Todos conhecem o discurso de que é na escola que vamos construir o nosso futuro e é onde teremos contato com o conhecimento, mas nem sempre isso está associado a uma alegria, um prazer. O que este projeto nos mostra é que é possível aprender e se divertir, se sentir bem e acreditar nas próprias capacidades. Não tem preço aprender e ser feliz ao mesmo tempo”, ressaltou Paula.
Professora de português das escolas Mário Meneghetti e Antônio Joaquim Dias, Martha Hirsch contou que é visível a melhoria no comportamento, frequência, engajamento e autoestima dos estudantes. Com atividades de produção textual, criação de letras de rap e atividades recreativas, a educadora atua com cerca de 20 alunos, dos anos finais, nos dois educandários e acredita que o resultado do projeto é transformador.
“O nosso reconhecimento é sempre a conquista do aluno. Ver isso por parte da Prefeitura é um incentivo, que nos motiva a seguir investindo ainda mais na iniciativa”, opinou Martha.
A diretora de ensino da Smed, Loreni Peverada, destacou que 92 alunos, dos 112 atendidos pelo projeto dos anos finais em 2018, avançaram de ano – representando 82%. A diretora salientou que, apesar dos índices a deixarem feliz, seu desejo é que o projeto seja temporário.
“Nosso objetivo é que trabalhemos de tal forma que todos tenham acesso à escola e à permanência com qualidade neste espaço no tempo certo, sem a necessidade de atividades extras”, explicou.
O secretário da Smed, Artur Corrêa, acompanhou o encontro e afirmou que todo recurso aplicado em educação significa investir em um futuro melhor. Além das medalhas, vídeos gravados pelos alunos beneficiados pelo projeto foram apresentados para homenagear as educadoras.
CONSTRUIR SABERES
O projeto, que iniciou em 2016 em Pelotas, atualmente, beneficia mais de 150 alunos de 17 escolas do município e é uma das ações do programa Escola da Paz, do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. As atividades, que ocorrem sempre em turno inverso nas escolas, têm o objetivo de minimizar situações de disparidade entre idade e ano escolar, além de evitar a evasão e incentivar a autoestima nos alunos, a fim de que não abandonem o estudo.