Escola Louis Braille completa 65 anos
O objetivo principal, desde a fundação, está mantido. E cada vez mais é aperfeiçoado e ampliado. Assim, a Associação Escola Louis Braille chega neste sábado – 10 de junho – aos 65 anos de atendimento a pessoas com deficiência visual em Pelotas e região.
A entidade fundada por Lori Huber e atualmente presidida por Dilmar Rodrigues é única na região, com atendimento voltado ao público de Pelotas mais 27 municípios da Metade Sul.
A comemoração pela passagem dos 65º aniversário vai ocorrer em momento festivo, das 14h às 17h30min, em frente a Escola, na rua Andrade Neves, 3.084, com a participação de funcionários, alunos, professores, pessoas atendidas, direção, autoridades e convidados diversos.
“É um momento para ser comemorado, pela grandeza do que a nossa escola representa hoje em termos de apoio aos portadores de deficiências visuais não só em Pelotas, mas em toda a região”, salienta Dilmar Rodrigues, lembrando que hoje a escola atende 191 alunos, de idades variadas, além de prestar atendimento a um número excepcional de deficientes através do Centro de Recuperação Visual Louis Braille, inaugurado em setembro do ano 2012.
A partir de credenciamento junto ao Ministério da Saúde, o Centro é referência para mais de um milhão de habitantes de 28 municípios da macrorregião sul no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com deficiências visuais, com atendimentos que vão da avaliação e acompanhamento oftalmológicos, tratamento terapêutico especializado, acompanhamento com equipe multiprofissional para a reabilitação do paciente e a concessão e adaptação de recursos ópticos, com estimulação precoce, orientação, mobilidade e atividade da vida diária.