Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Escola Nossa Senhora de Lourdes recebe 25 novos notebooks

Escola Nossa Senhora de Lourdes recebe 25 novos notebooks
26 maio
07:46 2023

O prefeito em exercício Idemar Barz participou, nesta quinta-feira (25), da reinauguração do Laboratório de Informática Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Lourdes. A fim de requalificar e ampliar o acesso à tecnologia, o educandário recebeu, em novembro, 25 notebooks do Projeto Laboratórios Itinerantes da Prefeitura. O dia também foi marcado pela comemoração de 72 anos da instituição.

“Não poderia haver momento melhor para comemorar o aniversário da escola do que reinaugurando esse espaço com os 25 novos aparelhos que vão contribuir muito para o aprendizado dos jovens. Quero cumprimentar a Emef e afirmar que o Município, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), estará junto de vocês”, disse Barz.

Localizada no bairro Fragata, a Emef Nossa Senhora de Lourdes tem 738 alunos, 81 professores e 28 funcionários. A escola já possui os Clubes de Robótica e Computação Criativa, tendo como líder o professor Cleber Garcia, atendendo estudantes do quinto ao nono ano, conforme explicou a coordenadora do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas da Smed, Adriane Esperança.

Com os 25 notebooks, o educandário poderá implantar o Projeto Khan Academy, plataforma de aprendizagem voltada a componentes curriculares de Matemática, Português e Ciências. Os equipamentos também servirão de apoio nas atividades plugadas a serem desenvolvidas pelo componente da parte diversificada da nova matriz curricular da rede de ensino, a Introdução à Computação.

“Estamos muito orgulhosos em reinaugurar esse Laboratório de Informática Educacional e ver que é possível fazer a inclusão digital na rede municipal. Essa qualificação vai ser muito importante, tanto para o processo dos professores, quanto para o desenvolvimento dos alunos”, afirmou Adriane.

O Laboratório funciona pela manhã e tarde para os estudantes, e as aulas têm como intuito estimular os alunos a serem protagonistas das ações, ou seja, criadores e não apenas consumidores. No espaço, eles criam jogos, por exemplo, com auxílio do professor Cleber.

Estiveram presentes o diretor da Emef, Sérgio Renato da Rosa, a vice-diretora Denise da Silva, as coordenadoras dos anos iniciais e dos finais, Adriana Silveira e Ângela de Mattos, respectivamente, além do EJA, Josiane Moncks. Representando o Gabinete e a Infraestrutura da Smed, estiveram Maristela Teixeira e Vilson Tages e, da diretoria pedagógica, participaram Maria Alice Sias, Michele Azevedo e Letícia Fonseca, e equipe da Informática.

Fotos Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções