Escola Nossa Senhora de Lourdes recebe 25 novos notebooks
O prefeito em exercício Idemar Barz participou, nesta quinta-feira (25), da reinauguração do Laboratório de Informática Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Lourdes. A fim de requalificar e ampliar o acesso à tecnologia, o educandário recebeu, em novembro, 25 notebooks do Projeto Laboratórios Itinerantes da Prefeitura. O dia também foi marcado pela comemoração de 72 anos da instituição.
“Não poderia haver momento melhor para comemorar o aniversário da escola do que reinaugurando esse espaço com os 25 novos aparelhos que vão contribuir muito para o aprendizado dos jovens. Quero cumprimentar a Emef e afirmar que o Município, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), estará junto de vocês”, disse Barz.
Localizada no bairro Fragata, a Emef Nossa Senhora de Lourdes tem 738 alunos, 81 professores e 28 funcionários. A escola já possui os Clubes de Robótica e Computação Criativa, tendo como líder o professor Cleber Garcia, atendendo estudantes do quinto ao nono ano, conforme explicou a coordenadora do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas da Smed, Adriane Esperança.
Com os 25 notebooks, o educandário poderá implantar o Projeto Khan Academy, plataforma de aprendizagem voltada a componentes curriculares de Matemática, Português e Ciências. Os equipamentos também servirão de apoio nas atividades plugadas a serem desenvolvidas pelo componente da parte diversificada da nova matriz curricular da rede de ensino, a Introdução à Computação.
“Estamos muito orgulhosos em reinaugurar esse Laboratório de Informática Educacional e ver que é possível fazer a inclusão digital na rede municipal. Essa qualificação vai ser muito importante, tanto para o processo dos professores, quanto para o desenvolvimento dos alunos”, afirmou Adriane.
O Laboratório funciona pela manhã e tarde para os estudantes, e as aulas têm como intuito estimular os alunos a serem protagonistas das ações, ou seja, criadores e não apenas consumidores. No espaço, eles criam jogos, por exemplo, com auxílio do professor Cleber.
Estiveram presentes o diretor da Emef, Sérgio Renato da Rosa, a vice-diretora Denise da Silva, as coordenadoras dos anos iniciais e dos finais, Adriana Silveira e Ângela de Mattos, respectivamente, além do EJA, Josiane Moncks. Representando o Gabinete e a Infraestrutura da Smed, estiveram Maristela Teixeira e Vilson Tages e, da diretoria pedagógica, participaram Maria Alice Sias, Michele Azevedo e Letícia Fonseca, e equipe da Informática.
Fotos Michel Corvello