Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

ESCOLAS MUNICIPAIS : Ano letivo inicia hoje

ESCOLAS MUNICIPAIS : Ano letivo inicia hoje
25 fevereiro
09:24 2019

Para cerca de 25 mil crianças e adolescentes de Pelotas, o ano de 2019 começa, oficialmente, nesta segunda-feira, com o início do ano letivo na rede municipal de ensino. As portas de 89 escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs), das zonas rural e urbana, serão abertas para receber os alunos, depois de dois meses de férias escolares.

Se os estudantes retornam somente hoje, os profissionais dos educandários já mobilizaram-se para preparar os espaços e deixá-los organizados, limpos e decorados. Durante a semana passada, duas escolas exemplificaram a rotina de todas as instituições nos últimos dias. Na Emei Bernardo de Souza e na Emef Luciana de Araújo, os servidores uniram-se para renovar os ambientes.

SERVIDORES de duas escolas uniram-se para renovar os ambientes

SERVIDORES de duas escolas uniram-se para renovar os ambientes

REFLEXO NA EDUCAÇÃO

Na Bernardo de Souza, os cerca de 90 funcionários da Emei (entre professores, auxiliares de educação, monitores, merendeiros, serventes de limpeza e equipe diretiva) dividiram-se nas tarefas de limpeza, pintura, organização do mobiliário e enfeite das salas de aula.

O objetivo é deixar o lugar o mais colorido possível para recepcionar os 530 estudantes do educandário, vindos de todas as regiões da cidade, adianta a diretora Fernanda Amico. “Tem crianças que ficam aqui por dez horas; somos um pouco a família deles. Todos se ajudam para deixar a escola mais agradável, colorida e bonita. Isso reflete na educação dos alunos e, consequentemente, em suas famílias”, reforçou.

Além da destinação de tintas feita pela Secretaria de Educação e Desporto, o grupo também se mobilizou para adquirir outros materiais e complementar a força-tarefa. As paredes foram limpas e pintadas, os brinquedos recuperados e as salinhas de aula ganharam vida com novos painéis decorativos, caixas coloridas e enfeites que simbolizam o carinho de cada profissional. “Nos doamos de coração porque educação infantil é isso. Ver aqueles rostinhos sorrindo e felizes quando olharem tudo arrumado e bonito não tem preço”, disse a coordenadora Luciane Mendes. Até segunda-feira, a equipe deve deixar a Emei pronta para recepcionar os alunos já conhecidos e dar as boas-vindas aos novos que iniciarão sua vida escolar na Bernardo de Souza.

   ACOLHIMENTO ESPECIAL

Os mais de 220 alunos da Emef Luciana de Araújo terão uma recepção especial no dia 25 de fevereiro, com direito a picolé e Hora do Conto em homenagem ao retorno das aulas. A escola, que conta com turmas de pré a quinto ano, teve as seis salas de aula pintadas e limpas para receber os alunos. Um ar-condicionado também foi instalado na sala do 2º ano e o pátio lavado para sediar as atividades físicas dos estudantes.

A diretora Simoni Tomaschewski ressalta a instalação de um guarda-corpo nas dependências do educandário, que integra o conjunto de proteção a incêndios no local. “Nós lidamos com pessoas, com vidas. É bom poder proporcionar um espaço acolhedor, em que os alunos e funcionários sintam-se bem em estar”, ressaltou Simoni.

Computadores 01EMEIS COM NOVOS COMPUTADORES

As 29 Emeis de Pelotas iniciarão o ano letivo de 2019 com novos computadores. A previsão é de que, até o início das aulas todos os educandários já estejam com os equipamentos instalados. A Prefeitura investiu mais de R$ 104 mil na compra das máquinas, que são fundamentais para o trabalho administrativo nas escolas, como preenchimento de efetividades e avaliação de pareceres descritivos dos alunos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções