ESCOLAS MUNICIPAIS : Prefeitura atualiza situação de casos de Covid confirmados
As aulas estão suspensas temporariamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, situada no bairro Areal, desde ontem. A decisão foi tomada pelo Município, após a instituição notificar o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) local na quarta-feira (29), de que uma pessoa testou positivo para o coronavírus e que outras três são consideradas suspeitas de infecção. O fechamento se justifica, neste caso, pois a positivada teve contato com diferentes setores do educandário.
A suspensão das aulas presenciais tomou por base os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e previstos na Nota Técnica nº 03, produzida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Conforme informou a Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a Saldanha da Gama ficará fechada durante 14 dias, com retorno às aulas, no modelo híbrido, previsto para o dia 14 de outubro. Nesse período, as aulas ocorrem no formato remoto. A Vigilância Sanitária (Visa) da SMS fará vistoria na escola nesta sexta-feira (1º/10), e uma higienização contratada, também será feita, ainda sem data agendada.
OUTROS CASOS
A Emef Santa Irene, localizada no bairro Pestano, também notificou o COE-E sobre caso de coronavírus. A informação foi encaminhada aos órgãos competentes na terça-feira (28). A Visa executou uma vistoria no ambiente escolar para verificar questões higiênico-sanitárias, utilização das medidas de barreira e prevenção contra a Covid-19, além do fornecimento de esclarecimentos à direção da instituição. “Naquilo que foi observado, a escola estava de acordo com as orientações técnicas dos órgãos de saúde”, esclarece Sidnei Louro Júnior, chefe de departamento da Visa. A Santa Irene não teve as aulas suspensas e manterá o sistema híbrido (presencial e remoto). A sanitização da escola está marcada para ocorrer nesta sexta-feira (1º). Em razão disso, a unidade precisará ser fechada, retomando as atividades na segunda-feira (4).
A Vigilância Epidemiológica (Vigiep) também informou que foram registrados, até o momento, cinco alunos positivos e dois suspeitos, todos da mesma família. Os contactantes desses casos foram encaminhados para testagem.
A Escola Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza também apresentou dois casos suspeitos do vírus, devido ao vínculo familiar envolvendo os casos da Santa Irene.
Na manhã desta quinta-feira (30), o Município recebeu notificação de caso suspeito na Emef Jacob Brod, nas Três Vendas. Equipe da Visa e do COE-E farão vistoria no local durante à tarde para verificar se os protocolos estavam sendo cumpridos e prestar esclarecimentos à direção da escola. A Emef Joaquim Assumpção também receberá visita dos fiscais durante à tarde, após o local ter passado por higienização no dia 24 de setembro.