Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Escritor e poeta Durazzo estará hoje em Pelotas

07 março
14:53 2014

A ideia é desenvolver projeto literário, abrangendo a América Latina. Como desafio, viajar, traduzir e escrever, anotando o que for observando e vivenciando. Transformando a viagem em literatura. Meta do autor, poeta e tradutor Leandro Durazzo. O projeto das narrativas-andantes terá início em Pelotas, onde o autor estará a partir deste sábado. A divulgação está a cargo da jornalista e escritora Ediane Oliveira, que menciona a programação do escritor na cidade. De acordo com ela, Durazzo possivelmente participará de sarau, bem como gravará  depoimento sobre poesia. A abordagem será para a Casa Fora do Eixo. Para conhecer mais sobre o escritor, basta acessar miseramesa.blogspot.com

OBRA – Além dos textos online, o autor também já publicou: “Gestação de Orfeu: profecia e transcendência na poesia de Jorge de Lima” (Editora Multifoco, 2013); “Terra húmyda” (editora Patuá, 2014) – programado para maio. Tem poemas publicados em sites como “Germina”, “Mallarmargens” e  “Musa Rara”. Além disso também consta em coletâneas nas revistas “Eutomia” (PE), “Coyote” (PR) e “OcicerO” (SP).

PROJETO “estrella errante: poesía traduzida de latinamérica”, consistirá em pesquisa e tradução de poesia latinoamericana. No trabalho, estudos vinculando literatura e tradução com a “prática antropológica do contato intercultural”. Primeira etapa será até maio, percorrendo Uruguai e Argentina. Há possibilidade de inclusão do Chile. Como metodologia, divulga o autor, contatos com escritores, poetas, tradutores e demais pessoas “a quem a estrada levar, poesias das mais novíssimas que venhamos a encontrar na viagem”. Durazzo acrescenta: “As traduções ao português, também, contarão com a colaboração de outros poetas tradutores brasileiros, para que essa primeira coletânea – de uma série potencialmente infinita, cobrindo todos os países latinoamericanos a que possamos ir, nos próximos anos – seja a mais receptiva e abrangente possível. A passagem pelo Rio Grande do Sul  que, além de Pelotas, conta com a participação na I Jornada de Poesia da UNIPAMPA, em Bagé, onde ocorrerá a oficina ‘Imagem, sentido, som: poesia como expressão’ e uma palestra sobre teoria do imaginário e poesia religios, será o ponto de partida do projeto”. A viagem pode ser acompanhada através do “Facebook” acessando: estrellaerrantelatinamerica.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções