Diário da Manhã

quarta, 15 de janeiro de 2025

Notícias

Esforço Integrado mobiliza órgãos de Segurança de 11 estados do País

28 junho
08:34 2018

Órgãos de Segurança Pública e Defesa desencadearam a Operação Esforço Integrado, ação que une estados e a União e mobiliza cerca de dois mil servidores, de dez instituições, em 11 unidades da federação. Os trabalhos visam combater crimes transnacionais, com foco na atuação em regiões de fronteira. A iniciativa teve início na segunda-feira e se estende por tempo indeterminado.

Até o momento, foram realizadas 37 barreiras e fiscalizados 816 veículos. Destes, 98 foram autuados e 12 foram recolhidos. Mais de mil pessoas foram abordadas e identificadas, resultando em 13 prisões em flagrante, três menores apreendidos e um foragido recapturado. Doze armas e cerca de um quilo de entorpecentes foram apreendidos.

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, é vital que seja estabelecido um conjunto de ações permanentes, com o intuito de garantir a segurança dos municípios fronteiriços e impedir a entrada de entorpecentes e armas no Brasil. “Não somos produtores, mas somos um dos maiores consumidores de droga do mundo. As armas que acabam nas mãos das quadrilhas e o tráfico, que garante sustentação financeira do crime organizado, têm na fronteira a sua porta de entrada”, lembrou.

OPERAÇÃO se estende por tempo indeterminado Foto de Robson Alves/BM

OPERAÇÃO se estende por tempo indeterminado
Foto de Robson Alves/BM

Schirmer destacou, também, o grande número de municípios que o RS possui na fronteira com o Uruguai e com a Argentina. “Ao contrário dos outros estados, temos cidades polo, como Uruguaiana, Santo Ângelo e Livramento, nesta faixa territorial. É necessário que atuemos integrados, de maneira forte, para que tenhamos resultados positivos em âmbito geral”.

Participam da Operação Esforço Integrado SSP, BM, PC, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal. Forças policiais do Uruguai e Argentina atuam em parceria com as instituições brasileiras, garantindo a efetividade das ações em ambos os lados da fronteira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções