Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

Estado propõe projeto piloto para prevenção de suicídios

06 julho
09:09 2017

A Secretaria da Saúde (SES) planeja a implantação de um projeto piloto para a prevenção ao suicídio.

Trata-se de uma iniciativa pioneira que é a criação de um observatório de análise da situação, que vai reunir dados e análises sobre o tema e, assim, subsidiar as políticas públicas.

A proposta foi apresentada ao secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, pelos membros do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. O grupo foi criado em 2015 e oficializado por decreto em dezembro de 2016. A coordenação do comitê é da SES, por meio das seções de Vigilância da Violência, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, e de Saúde Mental, do Departamento de Ações em Saúde.

Outros órgãos e instituições compõem o grupo, como as secretarias da Segurança; de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; de Comunicação; outras áreas da SES; e organizações não-governamentais. O propósito do comitê é promover a articulação entre os setores e capacitar áreas da assistência, como Atenção Básica, Saúde Mental e Vigilância em Saúde.

PROJETO piloto  foi apresentado na Secretaria da Saúde do Estado

PROJETO piloto foi apresentado na Secretaria da Saúde do Estado

O observatório pretende ter acesso aos dados de suicídios e tentativas para análises epidemiológicas, demográficas e sociais. O trabalho deve reunir entrevistas com familiares e pessoas próximas às vitimas, para a identificação de fatores de risco. Com base nessas informações, os gestores podem propor capacitações e elaborar planos de prevenção. O projeto deve começar como piloto em uma região a ser escolhida no estado, levando em conta dados de incidência. Também segue em estudo um cronograma para a implantação do piloto e posterior ampliação.

NÚMEROS NO ESTADO

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com os maiores índices de suicídios. Por ano, são cerca de 1,1 mil casos registrados, gerando uma taxa de aproximadamente 10 óbitos por 100 mil habitantes – o dobro da média nacional. Oficialmente, foram mais de 3,9 mil tentativas registradas no ano passado, embora ainda haja uma baixa notificação de casos. Estima-se que ocorra um caso de suicídio efetivado a cada dez tentativas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções