Diário da Manhã

segunda, 17 de janeiro de 2022

Notícias

Estão abertas as inscrições para novos alunos na rede municipal

Estão abertas as inscrições para novos alunos na rede municipal
03 dezembro
09:15 2021

O cronograma de inscrições de alunos novos para ingresso na rede municipal de ensino, em 2022, segue nos próximos dias, conforme calendário organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). O período para os estudantes do 1º ao 9º ano, Ensino Médio e Normal, buscarem vagas no Colégio Pelotense, vai até o dia 15, mesmo prazo para as turmas do Berçário e Maternal das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Confira o calendário de inscrições para os próximos dias

Colégio Pelotense e Emeis (turmas de Berçário e Maternal – alunos de zero a 3 anos)

* Data – até o dia 15 deste mês

* Onde – pelo site http://cem.pelotas.com.br/matricula_online/

* Sorteio – dia 27 – o resultado  estará disponível na página do Controle Escolar Municipal (CEM)

* Data de retorno para matrícula – de 14 a 18 de fevereiro de 2022, nas escolas – alunos designados pelo sorteio

Inscrições EJA

* Data – de 6 a 17 deste mês

* Local – diretamente nas escolas

* Data de retorno para matrícula – inscrição e matrícula nas escolas

Emefs – 2º ao 9º ano

* Data – de 3 a 14 de janeiro de 2022

* Local – pelo site www.educacao.rs.gov.br

* Data de retorno para matrícula – mais informações na Central de Matrículas

Votação da Consulta Popular 2021 é prorrogada até 15 de dezembro

A pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), foi ampliado o período para a população votar na Consulta Popular 2021. Previsto para se encerrar em 30 de novembro, o prazo agora termina em 15 de dezembro. O voto pode ser realizado por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular. O processo de votação começou em 22 de novembro.

Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes. A verba é distribuída de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.

Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.

Em 2021, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu mais de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.

  • Dúvidas sobre o processo da Consulta Popular, escreva para o e-mail [email protected]
  • Dúvidas sobre plataforma, escreva para o e-mail[email protected], inserindo no assunto “Consulta Popular 2021”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções