Estudantes de Pelotas podem se inscrever no Passe Livre hoje
Foi assinada na manhã desta segunda-feira (9/12/2013) a cedência de um imóvel para que os representantes da União Estadual de Estudantes (UEE) recebam as inscrições de estudantes de Pelotas que estudam no Capão do Leão e Rio Grande no programa do Passe Livre.
A partir de hoje, às 9h, as carteirinhas serão confeccionadas na rua Marechal Deodoro, 464. O Programa Passe Livre, do Governo do Estado, beneficiará estudantes universitários de baixa renda que residem em Pelotas, mas estudam em outras cidades.
Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Leite lembrou que a parceria não beneficiará apenas estudantes pelotenses, já que Pelotas é um polo que atrai pessoas de todo o país, e o custo com o transporte é algo que pesa muito no orçamento. Para ele, oferecer políticas que ofereçam condições como esta é fundamental.
Os representantes da UEE – Maurício Pelegrini e Renan Martinez, dizem que a expectativa é de que em janeiro o passe livre já tenha sido disponibilizado e beneficie entre 2,5 mil e 3 mil estudantes residentes em Pelotas e que estudam na UFPel, no Capão do Leão ou Furg, em Rio Grande.
Também compuseram a mesa da solenidade o diretor de políticas públicas da UEE Livre, Jônatas Maia, e a secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore.
A lei estadual do Passe Livre Estudantil
Para ser beneficiado é necessário se enquadrar em alguns critérios como: ter renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e residir em uma cidade e estudar em outra. Os estudantes terão direito a dois passes diários para utilização em dias de aula, e em trechos pré-definidos no cadastro e que contemplem o percurso município onde mora / município onde estuda / município onde mora.