Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Estudantes fazem plantio no novo Micro Parque de Pelotas

Estudantes fazem plantio no novo Micro Parque de Pelotas
30 setembro
09:38 2022

A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, participou de uma ação ambiental no futuro Micro Parque de Pelotas, localizado na esquina das ruas Mário Peiruque e Boaventura Leite, no bairro Bom Jesus. Junto dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nelson Abott de Freitas, foram plantadas mudas de árvores e flores no novo espaço de lazer do município, iniciativa da Prefeitura de Pelotas e que deve ser entregue à população até o fim deste ano.

A atividade marcou também os avanços no projeto, que já podem ser vistos pela comunidade que passa no local, como o asfaltamento dos caminhos no interior do espaço, a criação de áreas com brinquedos naturalizados e a colocação da grama que contempla o Micro Parque. Paula comemorou os progressos na obra e destacou que a proposta faz parte do Pacto Pelotas pela Paz.

“É uma alegria ver essa construção e esse sonho virando realidade. Oportunizar espaços públicos qualificados, abertos à população, oferece qualidade de vida às pessoas. Essa é uma iniciativa originária do Pacto, que está sendo desenvolvida de forma coletiva por diversas secretarias. Pelotas está cada vez mais voltada à temática da Primeira Infância”, afirmou a chefe do Executivo.

COM APROXIMADAMENTE uma área de 1.300 metros quadrados, o novo espaço de lazer e recreação vem sendo construído coletivamente com a colaboração das crianças que moram na região. A secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, afirma que todo o desenvolvimento do projeto tem um caráter especialmente participativo, desde a elaboração até a execução das obras.

“Nosso objetivo é proporcionar para as crianças um lugar que seja possível brincar em contato com a natureza. O projeto já está bem adiantado e é muito legal ver a participação ativa dos pequenos. O Micro Parque foi feito levando em consideração a escuta das crianças, elas disseram como seria um bom lugar para brincar e agora estão participando do processo de construção. Isso tudo é muito significativo porque mantém todos diretamente relacionados com o local”, destacou a gestora.

DURANTE A AÇÃO com as turmas da pré-escola, foram plantadas flores de diferentes espécies e três árvores de médio porte, camélias, jabuticabeira e quaresmeira. De acordo com o departamento de Ações Ambientais da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), o espaço deve receber ainda outras intervenções de paisagismo, como jardins decorativos e muretas de buxinho, arbusto tradicionalmente utilizado para decorações naturais.

Além de proporcionar mais lazer e qualidade de vida, a iniciativa da Prefeitura prevê também uma relação com a segurança pública do Município. A coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, explica que o espaço atua como ferramenta de redução da criminalidade, por meio da viabilização de ambientes qualificados e destinados à comunidade local.

“Isso proporciona um sentimento de pertencimento. Quando a gente consegue fazer essa construção coletiva junto da população, a tendência é que após a entrega, as pessoas sigam cuidando deste espaço. É a construção de uma nova visão que interfere diretamente na segurança pública, pois quando esses locais são ocupados pelas crianças e suas famílias, a criminalidade perde espaço de atuação. É o urbanismo atuando como um aspecto de prevenção”, afirmou.

Ainda durante a atividade, equipes do Serviço Autônomo de Saneamento do Pelotas (Sanep) e do departamento de Educação Ambiental da SQA, realizaram ações lúdico-educativas com os alunos, referente ao descarte correto de resíduos e cuidado ao meio ambiente.

Estiveram presentes o titular da SQA, Eduardo Schaefer, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções