Estudantes fazem plantio no novo Micro Parque de Pelotas
A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, participou de uma ação ambiental no futuro Micro Parque de Pelotas, localizado na esquina das ruas Mário Peiruque e Boaventura Leite, no bairro Bom Jesus. Junto dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nelson Abott de Freitas, foram plantadas mudas de árvores e flores no novo espaço de lazer do município, iniciativa da Prefeitura de Pelotas e que deve ser entregue à população até o fim deste ano.
A atividade marcou também os avanços no projeto, que já podem ser vistos pela comunidade que passa no local, como o asfaltamento dos caminhos no interior do espaço, a criação de áreas com brinquedos naturalizados e a colocação da grama que contempla o Micro Parque. Paula comemorou os progressos na obra e destacou que a proposta faz parte do Pacto Pelotas pela Paz.
“É uma alegria ver essa construção e esse sonho virando realidade. Oportunizar espaços públicos qualificados, abertos à população, oferece qualidade de vida às pessoas. Essa é uma iniciativa originária do Pacto, que está sendo desenvolvida de forma coletiva por diversas secretarias. Pelotas está cada vez mais voltada à temática da Primeira Infância”, afirmou a chefe do Executivo.
COM APROXIMADAMENTE uma área de 1.300 metros quadrados, o novo espaço de lazer e recreação vem sendo construído coletivamente com a colaboração das crianças que moram na região. A secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, afirma que todo o desenvolvimento do projeto tem um caráter especialmente participativo, desde a elaboração até a execução das obras.
“Nosso objetivo é proporcionar para as crianças um lugar que seja possível brincar em contato com a natureza. O projeto já está bem adiantado e é muito legal ver a participação ativa dos pequenos. O Micro Parque foi feito levando em consideração a escuta das crianças, elas disseram como seria um bom lugar para brincar e agora estão participando do processo de construção. Isso tudo é muito significativo porque mantém todos diretamente relacionados com o local”, destacou a gestora.
DURANTE A AÇÃO com as turmas da pré-escola, foram plantadas flores de diferentes espécies e três árvores de médio porte, camélias, jabuticabeira e quaresmeira. De acordo com o departamento de Ações Ambientais da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), o espaço deve receber ainda outras intervenções de paisagismo, como jardins decorativos e muretas de buxinho, arbusto tradicionalmente utilizado para decorações naturais.
Além de proporcionar mais lazer e qualidade de vida, a iniciativa da Prefeitura prevê também uma relação com a segurança pública do Município. A coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, explica que o espaço atua como ferramenta de redução da criminalidade, por meio da viabilização de ambientes qualificados e destinados à comunidade local.
“Isso proporciona um sentimento de pertencimento. Quando a gente consegue fazer essa construção coletiva junto da população, a tendência é que após a entrega, as pessoas sigam cuidando deste espaço. É a construção de uma nova visão que interfere diretamente na segurança pública, pois quando esses locais são ocupados pelas crianças e suas famílias, a criminalidade perde espaço de atuação. É o urbanismo atuando como um aspecto de prevenção”, afirmou.
Ainda durante a atividade, equipes do Serviço Autônomo de Saneamento do Pelotas (Sanep) e do departamento de Educação Ambiental da SQA, realizaram ações lúdico-educativas com os alunos, referente ao descarte correto de resíduos e cuidado ao meio ambiente.
Estiveram presentes o titular da SQA, Eduardo Schaefer, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.