Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Estudantes indígenas e quilombolas têm nova Casa

20 janeiro
16:39 2021

Os 29 estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passam a contar, desde esta quarta-feira (20), com um novo local de moradia. Os acadêmicos terão como nova Casa um prédio localizado na rua Garibaldi, esquina Gomes Carneiro.

O local fica próximo ao Campus Anglo, à linha de Transporte de Apoio e aos restaurantes universitários. São 12 apartamentos, que comportarão até 36 estudantes. O imóvel, alugado, é novo e possui também sala de convivência, espaço para estudos e lavanderia, organizados pela equipe de infraestrutura da UFPel.

Mudaram-se para o local nesta quarta 17 estudantes que moravam na antiga Casa Indígena e Quilombola, localizada na rua Lobo da Costa, e, em breve, mais 12 alunos que vivem na Casa do Estudante (CEU) também passarão a morar no novo endereço – abrindo, assim, mais vagas na CEU. A mudança foi feita com todas os cuidados de saúde e higiene preconizados em função da pandemia.

O coordenador da Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID), Alexandre Marques, destaca que o novo espaço possui todas as condições de infraestrutura adequadas para receber os universitários. De acordo com ele, o antigo local já não comportava a necessidade estrutural para atender os estudantes quilombolas e indígenas. “A Casa preserva a necessidade desse grupo de estar articulado e é um local para que possam manter sua cultura no tempo de permanência na Universidade”, destacou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções