Estudantes ocupam a reitoria da UFPel
A reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi ocupada na manhã de ontem por estudantes da instituição. Eles estão no gabinete do reitor, Prof. Mauro Del Pino, em períodos de revezamento, entrando 30 universitários de cada vez. O reitor chegou a dialogar com o grupo e deixou a sala logo após. No total são cerca de 150 manifestantes que prometem ficar no local até que suas reivindicações sejam atendidas. Dois deles já iniciaram greve de fome.
Uma das exigências é para que o pró-reitor de Planejamento, Luis Osório, deixe o cargo. Os estudantes alegam que ele não tem transparência e diálogo com a comunidade universitária. A briga com o pró-reitor Luis Osório se intensificou a partir do momento em que outros quatro pró-reitores, alguns eleitos pelos estudantes, assinaram um manifesto que circula nas redes sociais criticando o reitor Mauro Del Pino, que teria se afastado das promessas de campanha de transparência e decisões democráticas na universidade. Depois da publicação, surgiram comentários de que os pró-reitores que assinaram a nota seriam demitidos por Del Pino. Daí ocorreu a revolta dos estudantes que decidiram ocupar a reitoria.
As outras reivindicações são:
* Que se retome o programa de gestão para qual Mauro Del Pino foi eleito;
* Abertura imediata das contas da pró-reitoria em planejamento e fundações de apoio;
* Manutenção de todos os cargos comissionados;
* Avaliação justa da gestão;
* Que o assessor do reitor Álvaro Hipolito se retire de toda discussão com os estudantes porque supostamente se refere aos estudantes como “torcida de reitor”;
* Que jamais se discuta casa de estudante sem os estudantes e que sejam tornados públicos todos documentos da nova casa de estudante.
Reitoria da UFPel divulga nota oficial
A Reitoria da UFPel, considerando os últimos acontecimentos, manifesta-se da seguinte forma:
A Reitoria da Universidade Federal de Pelotas, levando em conta a pauta de reivindicações do grupo de estudantes que está no Gabinete do Reitor, vem manifestar sua determinação no cumprimento, em sua integralidade, do programa eleito na comunidade que tem como base o compromisso social, a democracia, o desenvolvimento de pessoal e a qualidade acadêmica.
Ao longo destes quase 11 meses de gestão, um conjunto importante de ações foram desenvolvidas visando equalizar os diferentes problemas encontrados na UFPel. A Gestão busca organizar a Universidade estabelecendo critérios para a tomada de decisões, buscando recursos para dar conta da grande carência de infraestrutura acadêmica e administrativa e trabalhando na valorização dos órgãos colegiados. As ações foram centradas na organização da estrutura e na valorização dos servidores, bem como na assistência aos estudantes e no projeto da moradia estudantil, entre outros.
A Gestão está em diálogo com os estudantes disponibilizando os dados orçamentários da Universidade e das Fundações e demais informações solicitadas como forma de sinalizar o compromisso com a transparência e publicização das ações acadêmicas e administrativas. Quanto às reivindicações referentes à substituição ou não de pró-reitores, a Gestão manifesta que a questão será resolvida no âmbito interno a partir da avaliação dos últimos acontecimentos.
Cabe salientar que os avanços obtidos nestes 11 meses de gestão devem-se ao esforço e trabalho de todas as Pró-Reitorias. Neste contexto, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento vem cumprindo um papel estratégico para as conquistas obtidas, sendo fundamental a sequência do trabalho desenvolvido para os avanços na implementação do Programa de Gestão.
Reitoria da UFPel, 9 de dezembro de 2013