Estudantes recebem uniformes gratuitos
Uma maneira de reduzir a discriminação social, o bulling na escola e poupar as roupas dos estudantes. Estas foram as principais motivações da prefeitura de Pelotas para investir na entrega gratuita de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino.
O projeto Boa Pinta, de iniciativa da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), beneficia este ano 16.630 estudantes de 60 escolas da cidade e da zona rural, totalizando um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão de recursos do Município.
“A expectativa é que até o retorno das aulas, após as férias de inverno, na primeira semana de agosto, toda a distribuição esteja concluída”, informou o prefeito Eduardo Leite que participou ontem da entrega das peças de vestuário aos alunos da EMEF Núcleo Habitacional Dunas, no Areal.
Dona Teresinha Guterres, avó e responsável por Henrique, um dos 507 alunos da Escola Dunas, conta que este é o segundo ano que o neto ganha o uniforme e o usa diariamente. “É bom para nós, responsáveis, e para eles que se sentem bem com a roupa adequada à escola.”
O projeto Boa Pinta teve início em 2014, quando foram beneficiados 4.305 alunos das 23 escolas de Ensino Fundamental incompleto. Em 2016, o projeto será ampliado para atender também os alunos dos pres I e II (4 e 5 anos de idade) e o Colégio Pelotense, que conta com ensino médio também. Já receberam os uniformes 6.166 alunos de escolas do Centro, Areal, Fragata, Porto, zona rural e Três Vendas.
O KIT
O kit de uniformes para meninas é composto por duas camisetas, um short-saia, uma legging, um moletom e uma jaqueta. Para os meninos, o kit contém duas camisetas, uma bermuda, uma calça, um moletom e uma jaqueta. Os vestuários são acompanhados por uma cartilha que indica formas para a boa manutenção das peças.
De acordo com o setor de distribuição de materiais da Smed, as jaquetas ainda não foram entregues para todas as escolas. Até a última semana de julho, a empresa contratada por licitação irá enviar a última remessa dos uniformes de 2015.