Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

ETA São Gonçalo: duas empresas participam da licitação

ETA São Gonçalo: duas empresas participam da licitação
31 janeiro
09:46 2014
De acordo o chefe da UGP, Jair Seidel, dentro de 15 a 20 dias, será conhecido o vencedor do certame - Foto: Eduardo Beleske/Ascom

De acordo o chefe da UGP, Jair Seidel, dentro de 15 a 20 dias, será conhecido o vencedor do certame – Foto: Eduardo Beleske/Ascom

Duas empresas, sendo uma consorciada, concorrem à licitação para construção da Estação de Tratamento de Água São Gonçalo (ETA). As propostas financeiras foram entregues nesta quinta-feira (30/01/14), na Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) pela Construtora Elevação, com sede em Curitiba, e pelos consórcios Enfil, de São Paulo, e Ônix, da Bahia.

Com recursos do Ministério das Cidades, via PAC Saneamento, a obra, que está orçada em cerca de R$ 30 milhões, será erguida próxima ao pórtico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto prevê 1500 metros de tubulação do canal até a Estação, um reservatório de quatro mil metros cúbicos – com capacidade de tratamento de 15 litros por segundo e por módulos – e mais outros sete mil metros de tubulação de 700 milímetros, ligando a Estação ao sistema de água do centro da cidade.

De acordo o chefe da UGP, Jair Seidel, dentro de 15 a 20 dias, será conhecido o vencedor do certame. Ele diz que o início da obra está previsto para março e lembra que parte da tubulação já foi adquirida através de outra licitação, feita separadamente para ter melhores condições de preço. “Com este investimento, Pelotas resolve a falta de água que, neste verão, se mostra um problema e garante o seu abastecimento por 30 anos”, destacou.

A NOVELA DA ETA SÃO GONÇALO – por Hélio Freitag Jr.

Tubulações ETA São Gonçalo 02Está para terminar uma das mais longas novelas com o tema “obras públicas” de Pelotas. A prefeitura anuncia para os próximos 20 dias a empresa que executará o projeto TERCEIRIZADO da nova Estação de Tratamento de Água.

O ex-prefeito Adolfo Antonio Fetter Jr. assinou contrato com a CAIXA numa terça-feira, 1º DE NOVEMBRO DE 2011. “Um sonho de décadas da população pelotense”, disse Fetter.

Mais de 20 empresas se interessaram em executar o projeto terceirizado. O ex-prefeito, um otimista, chegou a dizer que a ETA ficaria pronta em 08 meses!

Deu problema na licitação, pra variar. O TCE pediu ajustes e houve desmembramento em execução da obra e aquisição de canos.

Deu problema TAMBÉM no projeto TERCEIRIZADO. O chefe da UGP, Jair Seidel explicou que o grupo técnico do órgão municipal identificou um “equívoco” no projeto técnico realizado pela STE, empresa contratada que elaborou o planejamento.

Temos – repito – meia centena de engenheiros e arquitetos na Prefeitura. Temos, inclusive, um engenheiro lotado no SANEP, que recebeu mais de R$ 36 mil em janeiro. Deve(ria) ter capacidade para elaborar um projeto para a autarquia.

Agora, finalmente, entramos na reta final do folhetim. Duas empresas, sendo uma consorciada, concorrem à licitação. As propostas financeiras foram entregues nesta quinta-feira (30/01/14), na Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) pela Construtora Elevação, com sede em Curitiba, e pelos consórcios Enfil, de São Paulo, e Ônix, da Bahia. Oremos que a tal ETA fique pronta ainda este ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções