Eugênio Lopes é o técnico do Farroupilha em 2021
Por: Henrique König
O Farroupilha começa a preparação para a Terceirona, a Segunda Divisão Gaúcha, que tem início previsto para 4 de abril. No Grupo B da competição, o time enfrentará Rio Grande, RioGrandense, RioPardense e 12 Horas na primeira fase e mira uma das duas vagas para Divisão de Acesso.
O comando técnico será de Eugênio Lopes, que estava acertado desde a temporada 2020, mas o futebol ainda não aconteceu no Nicolau Fico durante a pandemia. O presidente Félix Penedo espera apresentar a comissão técnica completa na próxima semana, com os cargos de preparador físico e de goleiro também preenchidos.
“Eugênio estava acertado no projeto conosco desde 2020. Não podíamos deixar de convidá-lo. Dependia da anuência dele e ele aceitou”, declarou Félix. Com o presidente, as figuras de professor Adinho e João Degrandis, na vice-presidência, Sérgio Maciel no departamento de patrimônio e Richel Teixeira no jurídico trabalham pelo Tricolor. Luciano Proença, que seria auxiliar de Eugênio Lopes, será o coordenador da base, o núcleo de formação de atletas em parceria com o Grêmio FBPA. As bases devem retornar em março.
Sobre o campeonato da Terceirona e a posterior Divisão de Acesso, o presidente da FGF, Luciano Hocsman afirmou: “Nós acrescentamos a necessidade de protocolo de saúde e os clubes concordaram. Muitos deles têm convênios com laboratórios ou até mesmo com os governos municipais. Na Divisão de Acesso, não há congresso técnico ainda e a previsão dela é para o segundo semestre. Vamos avaliar a melhora no combate à pandemia até lá.”
O Farroupilha sabe que a Terceirona será sem público. Quanto à formação do elenco, o Tricolor pode aproveitar duas situações: a inscrição de até 12 atletas acima dos 24 anos e a Divisão de Acesso estar prevista só para agosto, ou seja, muitos atletas estão disponíveis no mercado. Com a situação financeira em dificuldade, é preciso cautela e acertos nas contratações no bairro Fragata.