Evânio Tavares aclamado presidente xavante
Noite de quarta-feira decisiva no estádio Bento Freitas. Enquanto a bola não rola de forma oficial na Baixada, o mês de setembro foi dedicado às eleições. A expectativa era por uma disputa de votos entre a chapa 1, de Evânio Tavares, e a inscrita chapa 2, de Régis Andrades. Com a impugnação da chapa 2, o caminho ficou aberto para Evânio ser aclamado.
A assembleia no Salão de Honras do Bento Freitas teve primeira chamada 19h30, segunda chamada às 20h. Evânio precisava do apoio da maioria dos sócios aptos a votar presentes no Salão. E assim foi.
Pela frente, muitos desafios. O presidente aclamado afirma que tem investidores engatilhados para o crescimento do Grêmio Esportivo Brasil. O desafio é retomar um caminho vencedor no futebol. O Xavante foi rebaixado da Série B para C, e da Série C para D nacional. Em janeiro, a bola rola para o Gauchão 2023. Evânio conta com o apoio do vice de futebol Ricardo Fonseca, presidente durante a fase mais vencedora do Xavante no século 21. A ideia é contar com Rogério Zimmermann de técnico e com o ex-volante Leandro Leite como gestor no vestiário.
“Evânio tem uma capacidade de gestão muito grande. Acreditamos em retomada e em uma boa virada para o clube”, afirmou Fernando Caldas, que iniciou no triunvirato do Conselho Deliberativo que assumiu o clube no final de 2021. Ele, porém, teve de se afastar da função em março de 2022.
Oposição – compareceu em figuras como Carlos Monks, que era um dos vices da chapa que foi impugnada no processo eleitoral. Ele pregou transparência para o futuro do Grêmio Esportivo Brasil.
“Não apoio a forma como foi constituído o processo eleitoral”, alegou o ex-presidente Hélder Lopes, em pronunciamento para Rádio Conexão Xavante. Apesar disso, ele compareceu para prestigiar a reunião.
“Apoiamos o que for decidido, mas, sendo um conselheiro do clube, temos de cobrar. Acabou aquela desculpa de que ‘não havia quem pegasse o clube’. Agora pegou porque quis, porque haveria eleição. Se o torcedor acha que está ruim, se associe ao clube, entre para dentro do clube”, declarou o associado Cristiano Baioco.
A chapa vencedora é composta por:
- Evânio Tavares (presidente)
- José Argoud (financeiro)
- Ricardo Fonseca (futebol)
- Júlio Sanabria (administrativo).