Evento contra câncer em animais supera expectativas
Evento realizado na avenida República do Líbano, esquina Dom Joaquim, durante a manhã e parte da tarde deste domingo (20), promovido pelo Serviço de Oncologia Veterinária (Sovet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Reprodução (Repropel), com o apoio da Prefeitura de Pelotas, superou a expectativa dos próprios organizadores, pela grande movimentação de público que atendeu ao chamamento dos profissionais e levou seus animais de estimação.
Clara Reinhardt é dona da Chiquinha, uma linguicinha de oito anos, que está com um nódulo em uma mama. A equipe do Sovet prestou esclarecedora orientação à Clara e sugeriu procedimento cirúrgico para retirada do problema da cachorrinha. “Percebi o problema em casa e trouxe Chiquinha para avaliação. Este evento é ótimo. As pessoas podem se informar melhor sobre as condições de seus animais de estimação e, dessa forma, tomar providências”, afirmou.
Estandes ocupados pelos organizadores e por parceiros do evento ofereceram material informativo sobre os diversos tipos de câncer que acometem cães e gatos. O mais frequente é o de pele, atingindo 41% da população; 39% o de mama; 6% o do aparelho reprodutor; 4% o digestório; 3% o linfoide; 2% o respiratório e 5% outros casos.
Jaime Andrade e a esposa Silvana levaram ao evento Shakira – uma cachorra fila, cadeirante, de aproximadamente dez anos. O animal, há mais de um ano, teve câncer de mama, foi operada, tratada, e está com a saúde restabelecida. Para os donos, o evento “é o máximo. Há muitas pessoas que não têm consciência, conhecimento ou o hábito de levar seus animais ao veterinário. Aqui, podem tirar suas dúvidas”.
Shakira foi vítima de atropelamento e sofreu lesão irreversível na coluna. Sofre de paralisia da parte traseira. Depois de ficar alguns meses abandonada na rua, arrastando-se, alimentando-se com o que encontrava e bebendo água de valetas, ela foi resgatada por uma protetora de animais e, em seguida, adotada por Jaime e Suzana, que já possuíam outro cão cadeirante. Hoje, Shakira pesa 54 quilos.
Para a professora e veterinária Cristina Gevehr Fernandes, uma das organizadoras da campanha contra o câncer em caninos e felinos, que já está na terceira edição, o evento deste domingo apresentou resultados acima dos esperados. “O público está presente, junto com seus animais de estimação; as crianças estão interagindo. Todos estão entendendo a mensagem – Consulte o Médico Veterinário; Procure Atendimento”, observou.
Entre os esclarecimentos prestados, os grupos orientaram as pessoas sobre formas de prevenir câncer em cães e gatos. Dicas: manter o animal longe de substâncias tóxicas e pesticidas; estimular a exercitar-se periodicamente; controlar o peso; não administrar injeções de anticoncepcional; oferecer rações de boa qualidade e água limpa; utilizar protetor solar nas pontas das orelhas, focinho e regiões com pouco pelo e despigmentadas.