Excesso de chuvas e cheia da Lagoa dos Patos comprometem Estrada do Pontal
A estrada do Pontal da Barra, Laranjal, chegou a sofrer interrupção total na madrugada desta segunda-feira (10), quando a água da Lagoa do Patos avançou em trecho do traçado. Pela manhã, embora a erosão e a saturação do solo do leito, veículos de pequeno porte passaram a circular em meia pista.
O excesso de chuva entre a noite da quinta-feira (29/8) e a manhã de segunda-feira (3/9) deixou consequências que levaram alguns dias para se manifestar. No último fim de semana, a soma de fatores como o vento sudeste, o mar alto no desaguadouro do canal da Lagoa entre os molhes do Cassino, e a descida do excedente de água das bacias do Guaíba para o canal São Gonçalo levantaram o nível da Lagoa dos Patos, que acabou avançando sobre a estrada da Barra. A chuva acumulada naquele período chegou a aproximadamente 200 milímetros, quando a média mensal é cerca de 117 milímetros.
O nível do canal São Gonçalo, pela manhã desta segunda-feira (10), estava em 1,57 metro. O normal para esta época é entre 90 centímetros e um metro. A régua de medição do nível da Lagoa marcava 1,35 metro. O normal é entre 1,00 e 1,20 metro.
Serviços Urbanos
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) aguarda que a água da Lagoa baixe para ter condições de trabalhar na recuperação da estrada do Pontal da Barra.
O secretário Jeferson Dutra comentou que o ponto crítico da estrada da Barra, onde o trânsito ficou inviabilizado na madrugada, coincide com uma curva. No local, existe um poste da CEEE, dificultando o traçado adequado do leito da via. Naquele lugar, a água da Lagoa avança com mais facilidade.
Defesa Civil
A Defesa Civil (DC) está monitorando permanentemente a situação. Nesta segunda-feira, faz vistorias no dique do Pontal, na Colônia Z3 e em todo o Laranjal, para acompanhar o comportamento das águas e avaliar tendências.
O coordenador da DC-Pelotas, Paulo Darci dos Santos, e o secretário executivo João Arthur Nascimento, comentam que a suba da água na rua principal do Pontal, já verificada, é normal diante do quadro. A Defesa está pronta para atender a pedidos de ajuda, caso necessário, pelo telefone 153. O atendimento é em tempo integral (24 horas).