Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Exemplo de superação, Ariovaldo Amaro se forma em Pedagogia aos 69 anos

05 fevereiro
09:28 2014
Ariovaldo Amaro Gomes conclui formação aos 69 anos

Ariovaldo Amaro Gomes conclui formação aos 69 anos

Sexta às 16h30min acontecerá a missa na Catedral. No sábado às 19h30min, colação de grau no auditório Jandir Zanotelli da UCPel. Programação dos formandos em pedagogia na UCPel. No grupo, destaque ao pedagogo Ariovaldo Amaro Gomes. Aos 69 anos e aposentado há nove, o ex-servidor público está concretizando esforço de superação. Com a aposentadoria e o estímulo da esposa Maria da Graça, o morador do Navegantes 2 concluiu o então 2º grau aos 62 anos. Conforme menciona, ele e a esposa cursaram à noite a formação no Instituto Assis Brasil. Aos 63 anos, Ariovaldo ingressou no curso de pedagogia da UCPel. Ele conseguiu viabilizar a formação através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação.

 

Grupo divulga a programação da formatura com missa e colação de grau

Grupo divulga a programação da formatura com missa e colação de grau

COMPROMISSO com a comunidade negra, salienta o pedagogo, foi a motivação para o seu Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa “Reflexões sobre a Lei 10.639/03, e o processo de lutas negras no Brasil”, enfoca a lei federal que completou uma década. Embora a legislação estabeleça o ensino de história e cultura afro-brasileira, abrangendo desde a educação infantil até a formação superior, poucas escolas têm desenvolvido projetos e inserido o conteúdo. Ariovaldo acrescenta: “O português descobridor encontrou o habitante nativo, mas este não quis desbravar as terras. Então, o negro foi arrancado à força para ser escravizado. Meu exemplo, espero, é mais do que um idoso que concluiu o curso superior. A ideia é incentivar os afro-descendentes ao estudo na universidade. Apesar do negro ter muito valor, em nossa sociedade tem pouquíssima visibilidade”.

GRATIDÃO – O formando Ariovaldo agradece o apoio das filhas, colegas, coordenadoras, professoras e docentes da UCPel. “O amanhã a Deus pertence, mas uma parte já cumpri. E ainda poderá haver surpresas”, diz.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções