Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

EXÉRCITO : Cerimônia militar assinala os 177 anos do “Regimento Tuiuti”

EXÉRCITO : Cerimônia militar assinala os 177 anos do “Regimento Tuiuti”
07 fevereiro
08:35 2020

Na última quarta-feira, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (B I Mtz) “Regimento Tuiuti” completou 177 anos de existência, com solenidade em sua sede, na avenida Duque de Caxias, 344. A prefeita Paula Mascarenhas, junto ao vice Idemar Barz, prestigiou a comemoração, que incluiu homenagens e coquetel oferecido aos convidados.

“Fiz questão de participar dessa homenagem à instituição mais do que centenária em nossa cidade, e que tanto tem colaborado para a vida dos pelotenses, através de parcerias com as mais diversas entidades e organizações. Pelotas é muito grata ao 9º B I Mtz e cumprimenta-o pela história de glórias e compromisso público”, assinalou a prefeita.

Comandante do Regimento, o tenente-coronel Júlio Cezar Brito de Sousa enfatizou que “o 9º Batalhão participa da vida de Pelotas, apoiando campanhas e serviços da Prefeitura, que é uma grande parceira, e também na formação dos jovens, a grande maioria pelotense, que passam por aqui como soldados do efetivo variável”.

Durante o ato, foram ressaltadas as participações históricas do regimento em resoluções de conflitos e missões de paz, como a Guerra da Tríplice Aliança, no século 19, quando ocorreu a Batalha de Tuiuti, episódio que rendeu o nome ao Batalhão, por sua destacada participação.

 

PREFEITA Paula Mascarenhas e o vice, Idemar Barz, participaram da festividade

PREFEITA Paula Mascarenhas e o vice, Idemar Barz, participaram da festividade

 ‘AMIGOS DO BATALHÃO’

Foram homenageados na ocasião, com o diploma de Amigos do Batalhão, o chefe-geral da Embrapa, Roberto Pedroso de Oliveira; o diretor do Centro Agropecuário da Palma, Vilson Borba Pinto; o gerente-geral do Parque Una, Wagner Machado; o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Mauro Roberto Bom; o gerente-geral do Shopping Pelotas, Alex Rumbelsperger; o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (Bda Inf Mtz), general de brigada Ernesto de Lima Gil; e o coordenador de despesas da 8ª Bda Inf Mtz, coronel Jair Oliveira Pereira.

Participaram da cerimônia o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Facin, e ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os conhecidos pracinhas, que estiveram em combate na 2ª Guerra Mundial.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções