Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

EXPOSIÇÃO : Desenhos e aquarelas no “Kalanchoe”

09 janeiro
08:17 2018

Estudante de artes visuais na UFPel, Théo Gomes está realizando a 15ª mostra individual no Kalanchoe Cactus y Suculentas

Por Carlos Cogoy

Théo GOMES arte 5Diferentes temáticas em técnicas variadas. As criações mostram um pouco da criatividade do artista visual Théo Gomes. Desde dezembro, ele está com apresentando desenhos, aquarelas, e trabalhos em spray. Trata-se de sua 15ª mostra individual, e o local é o espaço Kalanchoe Cactus Y Suculentas – rua Félix da Cunha 461. Conforme o bajeense Théo Gomes, que está radicado em Pelotas, onde cursa o bacharelado em artes visuais na UFPel, a mostra permanecerá no local até o início de março. A visitação pode ser feita entre 10h e 18h, e “Kalanchoe” está situado entre as ruas Dom Pedro II e General Telles. “O local é novo, um café com exposição permanente de móveis, luminárias e cactos”, explica o artista. Informações: 9 8109.0481.

Théo GOMES

Théo GOMES

ARTE – Os trabalhos que integram a mostra, informa o artista, podem ser comercializados. Ele menciona que está apresentando alguns dos desenhos, desenvolvidos em nanquim e giz pastel, bem como obras elaboradas em aquarelas, e também com a técnica do spray. “Estou expondo, em dimensões variadas, a seleção da minha mais nova produção de desenhos, trabalhos em spray e aquarelas. Durante o período da mostra, estaremos definindo um momento para uma fala com o público. É a minha 15ª exposição individual, e participo de mostras desde os doze anos. Assim, nessa trajetória, também tive a oportunidade de participar de diversas coletivas. Prestes a concluir a formação em artes visuais na UFPel, meu estilo tem amadurecido, pois fui adquirindo mais conhecimento, tanto em relação à história da arte, quanto ao aprendizado técnico. E passei à inserção de outros materiais e superfícies, analisando melhor o meu trabalho, refletindo sobre o ato de desenhar. Mas sempre procurando registrar o mundo através da minha visão”, diz Théo. Ele acrescenta que, entre as iniciativas neste ano, pretende levar a exposição para galerias em Pelotas e Bagé. Além disso, também está elaborando projeto para participar de editais públicos da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).

Théo GOMES arte 4INFLUÊNCIAS – Théo conta que a primeira influência foi do avô desenhista. Aos nove anos, em Bagé, começou aulas de desenho no Centro de Desenvolvimento da Expressão Odessa Macedo. Adolescente, motivou-se pelo grafite, artes gráficas, ilustrações, capas de discos e CDs. Na UFPel, destaca o aprendizado no estudo sobre arqueologia pré-colombiana. As diferentes fontes foram moldando o artista que se expressa com variadas abordagens. “Posso pontuar em desenho, grafite, pitura e mais recentemente a tatuagem.  Tenho trabalhado sob encomenda, customizando roupas, e também na ilustração vetorizada. Para divulgar meu trabalho, recorro às plataformas digitais. Não tenho um nicho específico, pois a arte tem de ser mostrada para todos. Nos desenhos que crio, tento passar a minha identidade”, esclarece. Exemplificando o quanto sua arte tem dialogado com realidades distintas, Théo cita que participou do “Ilustrarte”, exposição coletiva no Shopping Pelotas, bem como integrou a exposição “Ocupa”, pintando as quatro paredes da sala da Ocupação Coletiva de Arteirxs (OCA), nas imediações do Porto.

Théo GOMES arte 3ESTÚDIO “Shock Urbano”, anexo à loja Mercado Skate Shop – rua Andrade Neves 2.084 -, tem sido o espaço para a prática da tatuagem. Contatos via Facebook Théo Gomes, ou no instagram  “@theogomesarte”. Informações também no fone: 9 9996.7243. Email: [email protected]

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções